Por que é proibido andar de bicicleta no corredor de ônibus? Esta pode ser a dúvida de muitos que veem o espaço livre para pedalar longe dos carros.
Entretanto, a prática pode ser perigosa e, inclusive, fatal. Isso porque existem momentos em que os ônibus não conseguem desviar do ciclista.
Por exemplo, em uma curva, o motorista pode não ver o ciclista a tempo. Além disso, quando um ônibus está passando perto do outro, não há espaço para um desvio.
Nestes casos, andar no corredor de ônibus pode significar arriscar a própria vida. Portanto, os ciclistas devem respeitar a regra e não andar de bicicleta neste espaço.
Além disso, nos corredores de ônibus, é comum a travessia de pedestres. Assim, é possível que haja um atropelamento.
Além disso, do mesmo modo que os carros de passeio, as motos também não devem passar pelos corredores de ônibus.
As exceções para uso do corredor são veículos de emergência, como ambulâncias, veículos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do trânsito. Além disso, carros de manutenção das empresas de ônibus também trafegam pelos corredores.
Embora o tráfego de ciclistas em corredores de ônibus, que são espaços segregados, seja proibido, as bikes podem dividir espaço com ônibus em faixas exclusivas. Por exemplo, em Natal, no Rio Grande do Norte, existem faixas compartilhadas.
Os ônibus e as bikes podem dividir o mesmo espaço nas avenidas Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Prudente Morais, Roberto Freire, Omar O´Grady, entre outras. Entretanto, a cidade também possui espaços apenas para bicicletas, como ciclovias e ciclofaixas.
Em geral, as vias ideais para as bikes são as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Afinal, qual é a diferença entre elas?
Primeiro, as ciclovias são pistas separadas das vias destinadas aos carros. Já as ciclofaixas são literalmente faixas pintadas no chão para segregar os ciclistas de carros ou pedestres.
Por fim, as ciclorrotas são vias compartilhadas entre bikes, pedestres, skatistas e patinadores. São mais comuns em parques, por exemplo.
Na ausência de vias próprias para bicicletas, o ciclista pode compartilhar a via com os carros, pela lateral. Contudo, deve sempre pedalar na mão correta e nunca na contramão.
Também é proibido para as bikes trafegarem em vias de trânsito rápido. Nestes casos, o melhor caminho é pelo acostamento.
Outras regras são: usar sempre buzina, espelho e refletivos. Para a segurança do ciclista, itens de proteção, como capacete, joelheira e cotoveleira, são recomendados.
Por fim, as bikes também não devem trafegar nas calçadas. Afinal, há o risco de acidentes graves, como atropelamento de pedestres.
Para saber mais sobre o uso das bicicletas como modal de mobilidade, acesse o canal Pedala.