Por que trilhos da ViaMobilidade foram pintados de branco?

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Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda: por que os trilhos foram pintados de branco?

Por: Luis Antonio Souza . Há 6 dias
Mobilidade para quê?

Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda: por que os trilhos foram pintados de branco?

Devido ao forte calor, via férrea e operação do sistema podem ficar comprometidas; para reduzir a temperatura dos trilhos, ViaMobilidade prevê pintar de branco, até final de fevereiro, 35 km de trilhos das duas linhas

3 minutos, 41 segundos de leitura

12/02/2025

Trilhos pintados de branco nas linhas 8 e 9 - ViaMobilidade.
A tinta branca colocada sobre os trilhos evita que a via férrea "esquente demais", o que pode trazer prejuízos à população. Foto: Divulgação ViaMobilidade

O forte calor que tem feito ultimamente em São Paulo tem trazido várias consequências para a população. Chuvas torrenciais quase diárias provocam enchentes em vários pontos da cidade, com prejuízos incalculáveis. Além disso, a “quentura” traz enormes riscos à saúde, sobretudo para crianças e idosos.

Os sistemas mecânicos também sofrem, o que, de certa forma, também pode afetar as pessoas que circulam nos trens urbanos. Por isso, no início de fevereiro, técnicos da ViaMobilidade começaram a pintar com tinta branca alguns trechos das Linhas 8-Diamante e Linha 9-Esmeralda, sob gestão da concessionária.

Sendo assim, dos quase 81 km de extensão das duas linhas somadas, 35 km de trilhos receberão essa pintura especial.

Isso será feito para evitar que os trilhos sofram algum tipo de deformação – chamado tecnicamente de flambagem. Por causa do forte calor que tem afetado a região metropolitana de São Paulo, as temperaturas na via férrea podem alcançar de 40°C a 60°C, causando deformidades nos trilhos.

“Esta ação preventiva tem como objetivo oferecer mais segurança aos passageiros e não comprometer a operação. E, com isso, não comprometer a operação”, diz Alan Santana, gerente-executivo de Manutenção da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9. “A pintura antiflambagem reduz de forma significa a temperatura dos trilhos”, acrescenta Santana. 

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Por que a ViaMobilidade está pintando os trilhos?

Para fazer o serviço os técnicos da companhia trafegam em uma picape rodoferroviária – que pode ser usada tanto na rua quanto na ferrovia. Dentro dela há um carrinho com injetores que aplicam a uma tinta branca metálica na lateral dos trilhos, na alma (meio do trilho) e no patim (parte inferior).

Após o trabalho finalizado, os funcionários da ViaMobilidade estimam reduzir em até 6°C a temperatura dos trilhos pintados.

O que é flambagem?

A flambagem é um fenômeno muito preocupante que pode ocorrer no setor ferroviário. Quando uma via férrea atinge temperaturas altas, principalmente no verão, os trilhos se dilatam e ficam retorcidos.

Flambagem de trilhos
Devido ao forte calor, os trilhos ficam retorcidos em um fenômeno conhecido como flambagem. Foto: Adobe Stock

Na Europa, em 2019, houve um projeto semelhante da empresa ferroviária austríaca ÖBB. À época, estudos afirmavam que a aplicação da tinta reduzia a temperatura dos trilhos entre 5° e 8°.

Linha 8-Diamante: conheça um pouco de sua história

Em 1875, a antiga Estrada de Ferro Sorocabana inaugurou a hoje chamada Linha 8-Diamante, partindo das estações Júlio Prestes (no centro da cidade de São Paulo) a Sorocaba, cidade localizada a 87 km de distância da capital paulista.

Depois, em 1996, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) assumiu a operação da linha e assim foi até 2021, quando a linha foi cedida à ViaMobilidade.

Hoje, o ramal ferroviário possui 41,6 km de extensão, com 21 estações e com tempo estimado de viagem de 55 minutos, entre as estaçoes de Itapevi e Palmeiras-Barra Funda.

O ramal atende as cidades de Itapevi, Barueri, Carapicuíba e Osasco, ambas na região metropolitana de São Paulo, fazendo a conexão destes municípios com o centro da capital paulista.

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Linha 9-Esmeralda: de Osasco à extrema zona sul de SP

Inaugurada em 1957 pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana, o ramal ferroviário era conhecido como Linha C – Celeste e partia da Estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Em 1996, a CPTM assumiu a operação da linha.

A atual Linha 9-Esmeralda, concedida à ViaMobilidade em 2021, possui 21 estações e 39,1 km de extensão. O trajeto, que liga Osasco, na região metropolitana de São Paulo, à recém-inaugurada Estação Varginha, no extremo sul de São Paulo, tem duração aproximada de 60 minutos.

O trajeto da Linha 9-Esmeralda percorre toda a extensão da Marginal Pinheiros e passa por diversos bairros da cidade de São Paulo, como Vila Olímpia, Santo Amaro, Morumbi, Socorro e Grajaú.

As duas linhas, juntas, transportam diariamente cerca de 700 mil pessoas.

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