Diversos setores da sociedade precisaram adaptar suas atividades por causa da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social imposto por ela. Nos órgãos de trânsito, tem ocorrido o mesmo: para estabelecer a continuidade dos serviços, algumas resoluções foram publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no último mês de maio.
Uma delas é a 783/2020, que autoriza a realização de aulas técnico-teóricas à distância, um jeito de garantir que os alunos façam o processo de habilitação de forma online, e realizem apenas as aulas práticas, que são obrigatórias, presencialmente.
Para atender a essa resolução, a Procondutor, empresa de soluções de trânsito especialista em educação digital, acaba de lançar a Sala de Aula Digital, plataforma para ensino online para Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Ela conta com ferramentas de videoaulas que atendem às regras de ensino remoto do Contran e foi desenvolvida para manter instrutores e alunos conectados.
O Estado do Rio Grande do Sul foi o primeiro a contar com a Sala de Aula Digital, após sua homologação pelo Departamento de Trânsito (Detran) em maio. Desde então, mais de 5 mil alunos puderam usar a plataforma, que realizou, até o momento, 3 mil aulas.
Em junho, o Estado de São Paulo também liberou as atividades por meio desse recurso tecnológico e a Procondutor planeja disponibilizar esse serviço para outras localidades.
De acordo com Claudia de Moraes, diretora de produtos da Procondutor, as ferramentas digitais são aliadas para que os CFCs sigam funcionando e os alunos possam obter a primeira habilitação.
Além de permitir a interação entre instrutores e alunos, a plataforma disponibiliza o conteúdo para o curso de primeira habilitação em duas versões: a do instrutor e a do aluno. Na primeira opção, o instrutor encontra orientações pedagógicas sobre como abordar os conteúdos, dinâmicas para serem realizadas durante a aula, debates e uma curadoria de vídeos conectados com o conteúdo.
“Há também a opção de sugestões de cronogramas de aulas para facilitar a vida do instrutor, mas ele tem total liberdade para utilizar os conteúdos da maneira que decidir”, explica Claudia de Moraes.
Já na versão do aluno, além das transmissões em tempo real realizadas pelos instrutores, é possível acessar todo o conteúdo de aula e materiais de apoio a qualquer hora e em qualquer lugar, por computador, tablet ou celular. “Eles também podem testar seus conhecimentos com exercícios e um simulado ao final de cada módulo”, diz.
Para saber mais, acesse aqui.