Buscando sugestões para:


Programa bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas é premiado como melhor iniciativa em favor da mobilidade sustentável na categoria pública

Por: Karolina Von Sydow . 26/06/2023

Publicidade

Mobilidade para quê?

Programa bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas é premiado como melhor iniciativa em favor da mobilidade sustentável na categoria pública

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, da consultoria Urucuia e do Mobilidade Estadão, e reconhece iniciativas e pessoas que promovem resultados positivos para o ecossistema de mobilidade do país.

3 minutos, 54 segundos de leitura

26/06/2023

Por: Karolina Von Sydow

O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia –  Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.

Premiados na Mobilidade Sustentável na Categoria Pública

Esta categoria reconhece iniciativas que tenham contribuído para uma mobilidade urbana mais eficiente, sustentável e limpa. Na categoria pública concorreram ao prêmio; órgãos da administração pública direta ou indireta de qualquer ente federativo do Brasil. 

Neste ano, o Programa Bicicletas Adaptadas Compartilhadas Gratuitas, da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, ganhou o primeiro lugar na categoria, como uma referência de medida inclusiva e sustentável de transporte para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, melhorando a saúde e ajudando no bem-estar desse público. Estas bicicletas são projetadas para atender às necessidades específicas dos usuários e permitir que eles desfrutem dos benefícios da mobilidade em duas rodas.

Vencedor

Celso Haddad Lopes, Presidente da Empresa Pública de Transporte de Maricá (RJ), recebeu o prêmio na categoria Mobilidade Sustentável – Pública pelo Programa Bicicletas Adaptadas Compartilhadas Gratuitas. 

CELSO HADDAD LOPES, PRESIDENTE DA EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE DE MARICÁ (RJ)

“É com imensa satisfação que recebo esse prêmio. A cidade de Maricá da apoio e acesso para qualquer pessoa. Esse é o sentimento da cidade.”

Menções honrosas

  • A BRT Salvador (BA), da Secretaria de Mobilidade da Prefeitura da cidade, recebeu uma menção honrosa na categoria Mobilidade Sustentável do setor público. A iniciativa foi responsável pela inauguração de um Bus Rapid Transit com frota inicial composta por 8 ônibus elétricos. Atualmente, o projeto atende 600 mil passageiros por mês, despertando o interesse de outras cidades, já que representa a primeira ação estruturada do Norte/Nordeste do país. Salvador também é uma das cinco cidades apoiadas pela TUMI (Iniciativa para a Transformação da Mobilidade Urbana) oferecendo conforto, qualidade na prestação do serviço e apoiando na mitigação às mudanças climáticas.
PABLO SILVA SOUZA, DIRETOR DE PLANEJAMENTO DA SECRETARIA DE MOBILIDADE – PREFEITURA DE SALVADOR
  • O projeto Linha 15 Prata – Corredor Verde como elemento de Requalificação Urbana, da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, foi agraciado com uma segunda menção honrosa. A proposta do Corredor Verde integra o projeto do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, na zona Leste da cidade, com 14,3km de extensão já implantados e cerca de 3,5km em contratação. 
CARLOS EDUARDO PAIXÃO DE ALMEIDA, GERENTE DE PROJETOS CIA. DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ

A iniciativa tem a missão de requalificar o espaço público para  valorização do espaço urbano, incentivando o fortalecimento da identidade local, restituição do convívio social e senso de pertencimento. Além de fomentar o resgate da biodiversidade, inovando no tratamento de áreas livres conectadas à infraestrutura metroferroviária, na medida em que se integra ao sistema de áreas verdes e à rede cicloviária da capital paulista.

1ª edição do PMU 2023

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.

O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.

Categorias de avaliação

  • Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas em favor da segurança viária
  • Iniciativas em favor da mobilidade ativa
  • Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana
  • Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana

A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login