O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.
Esta categoria reconhece iniciativas que tenham contribuído para uma mobilidade urbana mais eficiente, sustentável e limpa. Na categoria pública concorreram ao prêmio; órgãos da administração pública direta ou indireta de qualquer ente federativo do Brasil.
Neste ano, o Programa Bicicletas Adaptadas Compartilhadas Gratuitas, da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, ganhou o primeiro lugar na categoria, como uma referência de medida inclusiva e sustentável de transporte para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, melhorando a saúde e ajudando no bem-estar desse público. Estas bicicletas são projetadas para atender às necessidades específicas dos usuários e permitir que eles desfrutem dos benefícios da mobilidade em duas rodas.
O Celso Haddad Lopes, Presidente da Empresa Pública de Transporte de Maricá (RJ), recebeu o prêmio na categoria Mobilidade Sustentável – Pública pelo Programa Bicicletas Adaptadas Compartilhadas Gratuitas.
“É com imensa satisfação que recebo esse prêmio. A cidade de Maricá da apoio e acesso para qualquer pessoa. Esse é o sentimento da cidade.”
A iniciativa tem a missão de requalificar o espaço público para valorização do espaço urbano, incentivando o fortalecimento da identidade local, restituição do convívio social e senso de pertencimento. Além de fomentar o resgate da biodiversidade, inovando no tratamento de áreas livres conectadas à infraestrutura metroferroviária, na medida em que se integra ao sistema de áreas verdes e à rede cicloviária da capital paulista.
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.
O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.
A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.