O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.
Esta categoria reconhece e contempla iniciativas que favorecem deslocamentos mais eficientes e seguros de pessoas e veículos na malha urbana.
Neste ano, a iniciativa Readequação da Velocidade, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza (CE), foi a vencedora no quesito Segurança. O projeto foi realizado, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, com o objetivo de promover condições mais seguras para o deslocamento de pessoas nas vias mais movimentadas da cidade, através da aplicação de um sistema de gestão de velocidade.
O sistema de fiscalização readequa a velocidade máxima permitida para os usuários que trafegam nesses ambientes urbanos, de acordo com as suas características operacionais, incluindo pedestres e ciclistas.
Desde a implantação do projeto, em 2021, foram alcançados os seguintes valores percentuais aproximados: redução de 23,3% dos sinistros totais; 18,85% de redução de sinistros com vítimas feridas e 68,1% de redução de sinistros com vítimas fatais. Atualmente, a cidade conta com cerca de 157 quilômetros de vias arteriais com a velocidade readequada de 60km/h para 50km/h.
O Caio Assunção Torres, Consultor em Segurança no Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, recebeu o prêmio na categoria segurança viária pela iniciativa Readequação da Velocidade.
“A “Notificação Cidadã”, apelidada carinhosamente pelos condutores como “Multa do Bem”, é o ato da Prefeitura Municipal, de elogiar formalmente, quem respeita a lei de trânsito. É um programa permanente de educação para o trânsito, com apuração em campo pelos Agentes de Trânsito e envios diários de notificações aos condutores que respeitam as normas viárias, como, por exemplo, o respeito à faixa de pedestres. O objetivo da ferramenta é aplicar o conceito de educação colaborativa aos motoristas, por meio do “reforço positivo”, abordagem que utiliza o reconhecimento e o elogio como forma de fixação do comportamento esperado, neste caso, o respeito à vida dos cidadãos em trânsito. Desde então, foram mais de 14.000 cidadãos parabenizados. Desde a implantação do Programa Notificação Cidadã, notou-se perceptível mudança de comportamento dos motoristas jacareienses, comprovados pela redução de 29,5% do cometimento das infrações de desrespeito à faixa de pedestres (PRODESP); redução de 23,6% do número de acidentes com vítimas e a importante diminuição de 42% do número de cidadãos mortos no trânsito das vias locais da cidade (INFOSIGA-SP).”
Houve redução de velocidade veicular, aumento da segurança das pessoas nos deslocamentos e do respeito dos motoristas às sinalizações, após a implantação das intervenções viárias através de observações e pesquisas comportamentais.
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.
O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.
A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.