Quais são os trens mais rápidos do mundo

O trem comercial mais rápido do mundo é do modelo maglev, que utiliza levitação magnética, e consegue alcançar uma velocidade máxima de 431 km/h. Foto: Reprodução/westchinatour
Redação Mobilidade
Há 8 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 38 segundos

A China tem os três trens mais rápidos do mundo. Os trens Maglev de Xangai, CR Harmony e CR Fuxing formam o pódio com todos os veículos atingindo, no mínimo, a velocidade de 350 km/h. A Ásia aparece mais vezes entre as dez primeiras colocadas, consolidando seu lugar como um polo de inovação e investimento em transporte de alta velocidade.

O trem do modelo maglev, que utiliza levitação magnética, consegue alcançar velocidade máxima de 431 km/h. Atualmente, a linha mais rápida do mundo realiza um trajeto de 30 quilômetros em cerca de sete minutos, entre o Aeroporto Internacional de Pudong e a estação Longyang Road, ambas em Xangai.

No início deste ano, a China deu início aos estudos para a criação da primeira linha ferroviária hyperloop do País. Este modelo de trem de alta velocidade pretende alcançar até 1.000 km/h. De acordo com o governo local, o veículo deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão. A previsão é de que a linha começará operar em 2035.

Conforme o Railway Technology, portal especializado em ferrovias por todo o mundo, vários projetos com novos modelos de trens de alta velocidade devem continuar desenvolvendo este meio de transporte nos próximos anos. No início deste ano, por exemplo, a Holanda inaugurou o primeiro centro europeu de testes para trens super-rápidos no continente europeu.

Dez trens mais rápidos do mundo

01 – Shanghai Maglev: 460 km/h (China)
02 – CR Harmony: 350 km/h (China)
03 – CR Fuxing: 350 km/h (China)
04 – DB ICE: 350 km/h (Alemanha)
05 – SCNCF TGV: 320 km/h (França)
06 – JR Shinkansen: 320 km/h (Japão)
07 – ONCF Al Boraq: 320 km/h (Marrocos)
08 – Renfe AVE 103: 310 km/h (Espanha)
09 – Korail KTX-Sancheon: 305 km/h (Coreia do Sul)
10 – Trenitalia Frecciarossa 1000: 300 km/h (Itália)