Queda no sistema de nuvem da Amazon no dia 20 afetou o controle da frota de drones nos EUA
Incidente provocou prejuízos nas entregas por drones nas cidades de Tolleson, no Arizona, e College Station, no Texas
A queda do sistema de serviços da Amazon Web Services (AWS), que ocorreu na segunda-feira (20), afetou todo o sistema integrado que utiliza informações na nuvem da empresa, incluindo serviços de entregas por drones nos Estados Unidos. O apagão não permitiu que pilotos pudessem logar no sistema e ter acesso às imagens processadas, além de afetar milhões de websites e serviços ao redor do mundo.
O sistema de entrega de pacotes por drone da Amazon é feito em apenas duas cidades dos Estados Unidos: Tolleson, no Arizona, e College Station, no Texas. Mas a queda no sistema de nuvem da AWS impossibilitou que pilotos dos drones pudessem controlar os veículos, não pemitindo o login e o acesso às imagens em tempo real. A ocorrência não ocasionou o pouso forçado de nenhum drone, mas os acessos a painéis e análises baseadas em IA foram comprometidos durante o período.
Os drones da empresa têm capacidade para carregar pacotes com até 2,2 kg e são um novo modelo de logística usado para envio de mercadorias. No futuro, a AWS pretende expandir o serviço para outras cidades americanas, como Dallas e San Antonio, no Texas, além Atlanta, na Georgia.
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Todo sistema de operação de drones no mundo é feito por integração a fluxos de trabalho ligados à nuvem, que armazena registros de voo, de manutenção, além de imagens e telemetria. Muitos sistemas de drones utilizam serviços de nuvem da Amazon e tiveram intercorrências por conta dessa falha no sistema global.
A Amazon já enfrentou problemas com drones no passado, como falhas de software e sensores que levaram a quedas durante testes realizados em 2024 e 2025. No começo deste mês, dois drones de entregas colidiram com um guindaste e caíram, sem feridos envolvidos, suspendendo o serviço de entrega por drones por dois dias no Arizona.
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A queda no sistema da Amazon começou nos Estados Unidos, mas criou um efeito dominó de instabilidade a nível global. A situação continuou por algumas horas e retornou às 8h da manhã da própria terça-feira no horário de Brasília, segundo comunicado oficial da empresa. Ainda não se sabe o que ocorreu de fato.
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