Foto: BMW
A BMW anunciou o início da produção da nova R 1300 GS Adventure no Brasil. Descrita como a moto mais moderna e tecnológica produzida na planta da marca alemã em Manaus (AM), a GS Adventure é o primeiro dos sete lançamentos que a BMW prometeu para o Brasil em 2025.
Versão mais aventureira da R 1300 GS, a Adventure traz diferenciais como tanque de 30 litros e um design ousado, que gerou piadas nas redes sociais. No exterior, a bigtrail feita para longas viagens também conta com a opção do câmbio automatizado. Entretanto, a BMW não revelou se a inovadora tecnologia estará disponível na versão montada no País.
A produção da nova GS Adventure se iniciou na última segunda-feira (31) e a bigtrail deve chegar às lojas em breve. Afinal, a BMW prometeu que o modelo chegaria às lojas ainda no primeiro trimestre. A marca alemã, contudo, não confirmou a data de lançamento nem divulgou o preço do modelo. Mas, certamente, deverá ser mais cara que a versão base.
Assim como a R 1300 GS, a versão Adventure passou por uma completa reformulação no chassi, carenagens, design e na capacidade de carga em relação ao modelo anterior.
O motor, porém, é o mesmo da R 1300 GS, ou seja, tem dois cilindros opostos, arrefecimento líquido, 1.300 cc e comando de válvulas variável. O boxer bicilíndrico também produz 145 cv de potência máxima a 7.750 rpm e 15,02 m.kgf de torque máximo a 6.500 giros na aventureira de grande porte.
Mas, afinal quais as diferenças da R 1300 GS Adventure para a R 1300 GS “normal”? A base mecânica é praticamente a mesma, com algumas alterações no quadro e ciclística em função do tanque maior. Esta sim a principal diferença entre as versões, já que a Adventure tem tanque de 30 litros, enquanto a GS leva 19 litros.
O imenso tanque ganhou linhas mais retas e angulosas e conta com suportes para levar bagagem extra, pois a proposta da GS Adventure é ser uma moto para rodar o mundo. Outra diferença visual são luxes de iluminação diurna fixadas ao tanque.
Leia também: Veja como funciona o câmbio ‘automático’ para motos BMW
Contudo, a inovação mais significativa fica por conta do novo câmbio automatizado da BMW que faz sua estreia na aventureira. Batizado de Automated Shift Assistant, assistente de mudança automatizado, em português, o sistema dispensa a alavanca e faz o acionamento da embreagem por meio de atuadores eletroeletrônicos. Já as trocas de marchas também podem ser feitas de forma automática ou “manual”, pelo pedal de câmbio.