A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, em 22 de setembro, o Plano de Expansão Cicloviária. O lançamento integrou as comemorações do Dia Mundial Sem Carro. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a CET-Rio aproveitaram a ocasião para divulgar o chamado CicloRio.
De acordo com a Prefeitura, o plano teve como objetivo revisar a Rede de Mobilidade por Bicicleta (RMB). A rede estava prevista nos estudos desenvolvidos para o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município do Rio de Janeiro (PMUS-Rio).
Além de ser elaborado pela SMTR e CET-Rio, o plano contou com a contribuição da sociedade civil. O foco é que o número de ciclovias do Rio de Janeiro seja suficiente para a população.
Outro ponto citado pela Prefeitura como objetivo do plano é estimular cada vez mais o uso da bicicleta como modo de transporte. Além disso, o CicloRio visa interligar toda a cidade e facilitar a conexão aos centros de bairros e à rede de transportes de média e alta capacidade.
De acordo com a Prefeitura, entre abril e maio de 2022, a SMTR e a CET-Rio realizaram oficinas para discutir o Plano de Expansão da Rede Cicloviária. Assim, foram feitos convites a moradores de todas as regiões da cidade, junto a uma enquete virtual.
“Os participantes foram ouvidos sobre as principais necessidades das infraestruturas cicloviárias existentes nessas regiões e sobre os novos trechos propostos para cada área, a serem executados nos próximos anos. As contribuições recebidas da população foram fundamentais para a consolidação do trabalho”, detalha a Prefeitura, em nota.
A Prefeitura publicou o Plano de Expansão Cicloviária em julho. Entretanto, lançou o CicloRio oficialmente em 22 de setembro.
Em nota, a Prefeitura ressalta que o CicloRio está alinhado com a campanha global Cidades Pedaláveis, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Dentro do instituto, o Rio de Janeiro é uma das cidades líderes.
“O objetivo da campanha é ampliar e unificar importantes iniciativas ligadas à mobilidade por bicicleta, para garantir que este modo de transporte se consolide como opção segura, acessível e com emissão zero. Para isto, as cidades líderes devem se empenhar em projetar e instalar infraestrutura, adotar políticas e destinar recursos para que as pessoas vivam perto de estruturas cicloviárias”, explica a Prefeitura.
Atualmente, é possível conferir onde há ciclovias no Rio de Janeiro. A Prefeitura disponibiliza um Mapa Digital das Ciclovias. Assim, é possível se programar para fazer um trajeto seguro com a bike.
Segundo dados da associação Aliança Bike, o Rio de Janeiro possui cerca de 450 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Com o CicloRio, o objetivo é que este número aumente nos próximos anos.
Além disso, a Prefeitura visa criar uma malha cicloviária interligando os bairros. Portanto, pretende proporcionar uma mobilidade urbana mais fluida e sustentável.