Ajuda com as malas? Robô suíço Leva pode carregar até 85 kg com ajuda da IA
Robô autônomo tem rodas e pernas e consegue carregar caixas pesadas em diversos terrenos

Uma nova solução da robótica para o transporte terrestre de cargas está prestes a ser lançada comercialmente, após seis anos de desenvolvimento por uma equipe de engenheiros de Zurique, na Suíça. Denominado Leva, este robô de quatro pernas com rodas consegue levantar e soltar caixas de até 85 kg autonomamente, usando inteligência artificial para se locomover.
O equipamento usa pernas e rodas e tem operação inteligente com sensores e aprendizado de máquina. Dessa forma, ele pode operar em ambientes diversos, desde áreas agrícolas até canteiros de obras e missões de busca e resgate.`
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A apresentação do protótipo ocorreu um evento do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ) há um ano, após 6 anos de pesquisas. No próximo 28 de maio está previsto o lançamento comercial do produto pela empresa RIVR, fundada pelos ex-alunos da ETHZ. Não há previsão de quanto vai custar cada unidade. A empresa afirma que o mercado de IA Física – o uso de inteligência artificial na robótica – alcançará cifra entre U$ 1-2 trilhões (R$ 5,7-11 trilhões) até 2030.
Leva, o robô quadrúpede com rodas
O uso de robôs para a logística interna ou na última milha já é uma realidade em cidades como São Francisco, na California, e Austin, Texas. Lá, você pode se deparar com um robô na porta da sua casa ao pedir um Uber Eats. O desafio, porém, é a capacidade dos carregadores-robô transporem obstáculos e lidarem com escadas.
Por isso, a principal inovação do Leva reside na sua capacidade de combinar um sistema avançado de suspensão com quatro pernas com rodas direcionáveis. Essa configuração híbrida permite ao robô se deslocar com eficiência em superfícies planas. Ao mesmo tempo, pode transpor obstáculos como escadas, degraus e terrenos com desníveis.
De acordo com um artigo científico publicado pelos pesquisadores, o Leva é capaz de transportar cargas de até 85 kg e tem velocidade máxima de 2 m/s. O robô tem 1,2 m de comprimento e 0,75 m de largura.
Inovação
Já existem robôs de carga com essa finalidade que usam rodas e outros que usam pernas – os primeiros são indicados para cargas mais altas, mas dependem de terrenos planos; os segundos, porém, são lentos e têm menor capacidade de carga. A proposta da nova tecnologia, que está em fase de protótipo funcional, é combinar os dois em uma solução com aplicações muito mais amplas que as até então existentes.
Outra novidade é o mecanismo para coleta de caixas, que permite carregar e descarregar de forma autônoma as cargas. Ele consegue se abaixar sobre objetos de diferentes tamanhos e prendê-los de forma segura utilizando um sistema de gancho que compensa pequenos erros de posicionamento.
O sistema de controle é outro diferencial. Para superar obstáculos como escadas e superfícies acidentadas, o robô emprega um controlador perceptivo de locomoção baseado em aprendizado de máquina. A navegação e percepção do ambiente são realizadas por meio de georeferrenciamento, sensores de luz e cinco câmeras, que permitem a movimentação autônoma em ruas da cidade.
Off-road comprovado
Testes experimentais comprovaram as capacidades off-road do Leva. O robô andou em rampas com inclinação de até 30 graus, diferentes superfícies como grama, cascalho e asfalto, e transpôs de obstáculos de até 15 cm de altura. O controlador demonstrou ser capaz de transpor diferentes tipos de escadas, tanto em ambientes internos quanto externos. Nos testes de coleta de caixas, o sistema alcançou uma taxa de sucesso de 86% em 50 manobras consecutivas com cargas variando de 0 a 70 kg.
Assim, há grande potencial para ampliar significativamente o escopo operacional desses sistemas em setores como agricultura, construção civil e entregas de última milha.
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