Rodoviária da Barra Funda: saiba quais reformas estão previstas na nova concessão
Edital publicado pelo Metrô de SP prevê reforma da rodoviária e novos serviços para os usuários

A Rodoviária da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, passará por reformas. O Metrô de São Paulo publicou edital de nova concessão que prevê melhorias no terminal, como novos banheiros, instalação de um Wi-Fi público gratuito na área de espera para embarque, elevadores para PCDs e substituição da infraestrutura desgastada. O contrato, assim, terá validade de 15 anos.
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A rodoviária atende cerca de 3,2 milhões de passageiros por ano. Operam no local 34 empresas de ônibus, com 139 linhas que atendem, dessa forma, 573 cidades em todas as regiões do País, além de uma que vai até a Bolívia. A área total é de 34,7 mil m². Ela é gerida pela operadora Socicam desde 1989, quando foi inaugurada – mesma empresa, aliás, responsável pela operação do Terminal Rodoviário do Tietê, na zona norte da cidade.
Na concorrência, vencerá, assim, o grupo que oferecer o maior pagamento ao governo estadual. O valor mínimo foi fixado em R$ 42,5 milhões, que deverá ser pago 30% na assinatura do contrato e 70% no início da operação. Além disso, estão previstos desembolsos variáveis ao longo da concessão, que terá 15 anos de duração. Somados, os valores devem atingir, portanto, R$ 84,8 milhões em pagamentos.
O que vai mudar na Rodoviária Barra Funda?
Um dos documentos anexos ao edital detalha quais melhorias a nova concessionária deverá fazer no terminal. Confira os destaques.
- Reforma das áreas de descanso da estação, com “conforto e conveniência aos passageiros que aguardam suas viagens”.
- Criação de sala de espera “bem iluminada”, com luz natural, janelas grandes, assentos estofados, tomadas elétricas e portas USB ao redor da sala, ar-condicionado e Wi-Fi gratuito.
- Criação de controle de acesso às áreas de descanso por meio dos cartões de embarque, garantindo que apenas passageiros com saídas próximas adentrem o espaço.
- Reforma geral dos banheiros públicos localizados no mezanino e no térreo da estação.
- Implantação de escada rolante e elevadores para pessoas com deficiência físico-motora ou mobilidade reduzida.
- Substituição do piso do terminal por granito.
- Subsituição da cobertura das passarelas de acesso que “estão bastante degradadas em função das intempéries.
- Reparo das pistas de rolamento de veículos.
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