São Paulo ganha 20 painéis digitais que mostram os itinerários dos ônibus na cidade
Os painéis digitais, instalados pela Cittamobi, passam a exibir dados de previsão de chegada das linhas, o que garante maior previsibilidade, praticidade e confiança para os usuários

A cidade de São Paulo começou a receber 20 novos painéis digitais com informações em tempo real sobre o transporte público. Instalados nos abrigos de ônibus do modelo “NewTech”, os equipamentos fazem parte de uma iniciativa da Cittamobi em parceria com a Eletromidia. O objetivo é ampliar a transparência, previsibilidade e eficiência do sistema de ônibus na capital.
Leia também: Sorocaba lança aplicativo municipal de mobilidade
Os painéis exibem dados de previsão de chegada das linhas diretamente nos pontos de parada. Esta é a mesma tecnologia presente no aplicativo da Cittamobi, que hoje já está disponível em 350 cidades brasileiras. Além disso, o app está em países como Argentina, França, EUA, Portugal e Uruguai.
Como funcionam os painéis digitais
A tecnologia usada nos painéis é alimentada por dados de geolocalização e telemetria dos ônibus, processados em tempo real pela plataforma da Cittamobi. Com base nesses dados, o sistema calcula a previsão de chegada dos veículos e exibe as informações diretamente nas telas instaladas nos abrigos.
Dessa forma, os passageiros não dependem mais exclusivamente de aplicativos em seus celulares para saber quando o ônibus vai passar. Além de garantir acesso à informação para quem está sem smartphone, a ferramenta aumenta a segurança e a autonomia de deslocamento.
Além das previsões, o sistema pode emitir alertas e notificações sobre alterações de rota, paralisações ou mudanças de ponto de parada, como em casos de manifestações ou obras. Dessa forma, permite que o poder público se comunique diretamente com os usuários.
“Nossa missão é tornar a mobilidade urbana mais humana e eficiente por meio da tecnologia”, afirma Emanuele Cassimiro, diretora de Produtos do Cittamobi.
Painéis sem publicidade e cobertura em toda a cidade
A instalação dos 20 painéis ocorre de forma espalhada pelas cinco regiões da cidade, no Centro, Leste, Oeste, Norte e Sul, em pontos de ônibus com alto fluxo de passageiros. Conforme a Eletromidia, as telas pequenas não exibem publicidade, sendo dedicadas exclusivamente à prestação de serviço. Já os painéis maiores, utilizados em outras cidades, seguem um modelo híbrido com inserções publicitárias.
Experiência já aplicada em outras capitais
Aliás, antes de chegar à capital paulista, outras duas cidades implantaram a parceria entre Cittamobi e Eletromidia. Em Campinas (SP), 50 painéis foram instalados em janeiro de 2023. Já em Salvador (BA), mais de 70 equipamentos começaram a operar em setembro do mesmo ano. A cidade baiana também recebeu, em abril de 2025, 10 Painéis de Mensagem Variável (PMVs), com expansão prevista nos próximos meses.
“Integrar o Itinerário Digital aos nossos painéis NewTech permite que ofereçamos uma utilidade real e imediata à população”, afirma José Carlos Angelucci Jr., CRO da Eletromidia.
A expectativa é que a tecnologia torne a espera nos pontos de ônibus menos incerta e mais confortável.
Leia também: Motoristas de app recebem placas contra o assédio nesta sexta-feira (25) em SP
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários