A scooter BMW C 400X já está em pré-venda nas concessionárias da marca no Brasil. Décimo modelo produzido pela BMW em sua fábrica de Manaus, a C 400X terá duas versões com preço a partir de R$ 54.900.
A scooter urbana da BMW chega às lojas nas versões convencional e Sport . Além do esquema de cores, as versões se diferenciam, principalmente, pelo painel.
A versão convencional tem painel que mescla elementos analógicos, como o velocímetro, e uma pequena tela de LCD digital. Vendida apenas na cor preta metálica, a scooter C 400X “standard” tem preço de R$ 54.900.
Já a versão Sport tem um painel totalmente digital, com tela colorida de TFT, além de conectividade para smartphones. A BMW C 400X Sport estará disponível na cor branca com detalhes em azul e vermelho com preço sugerido de R$ 59.900.
A BMW escolheu um estilo marcado por linhas retas e certa similaridade estética com a família “GS” para sua nova aposta no segmento de scooters. Apesar de o conjunto óptico assimétrico ter sido abandonado na nova R 1300GS, aparece na scooter urbana da marca alemã, que foi lançada em 2017 e, atualizada em 2021. O farol, assim como piscas e a lanterna traseira, usam LEDs.
As duas versões usam motor monocilíndrico de 350 cc com arrefecimento líquido. Alimentado por gasolina, produz 34 cv de potência a 7.500 rpm e torque máximo de 3,57 m.kgf a 5.750 rpm. Já a transmissão é automática CVT (continuamente variável), como a maioria das scooters. Segundo a marca alemã, a velocidade final da scooter é de 140 km/h.
De acordo com a BMW, a scooter C 400X tem baixo consumo de combustível. Os números oficiais indicam que a scooter roda 28 km com um litro de gasolina. Com 12,8 litros no tanque, a autonomia deve superar os 300 km.
A parte ciclística – suspensão e freios – está ancorada em um quadro de estrutura tubular de aço. Na dianteira, a C 400X tem garfo telescópico com tubos de 35 mm de diâmetro, 110 mm de curso e roda de 15 polegadas, calçada com pneu 120/70. Na traseira, a scooter conta com dois amortecedores, com 112 mm de curso e roda aro 14, calçada com pneu 150/70. O freio nas duas rodas têm discos de 265 mm de diâmetro e sistema ABS de série.
Embora tenha uma proposta urbana, a nova scooter sai de fábrica com controle de tração, que a BMW chama de controle automático de estabilidade (ASC). O sistema promete ajudar o condutor a controlar o C 400X em pisos escorregadios.