São Paulo tem mais de 100 km de trilhos de metrô. O trem e o metrô da cidade transportam passageiros para locais de trabalho, escolas ou faculdades e, até mesmo, para espaços culturais e de lazer. Pensando nisso, confira uma lista com 10 museus próximos de estações do Metrô em São Paulo e saiba como visitá-los nestas férias.
Leia também: Listamos 10 museus ferroviários que reúnem a história dos trens no Brasil
O Museu da Diversidade Sexual fica próximo à Estação República, que atende a Linha 3-Vermelha do Metrô. No espaço, é possível ver exposições sobre a história da população LGBTQIA+. Ao mesmo tempo, os interessados também podem assistir curtas, apresentações e participar de eventos, como clubes do livro.
O local recebe visitantes de terça a domingo, sempre entre as 10h e as 18h. Não é necessário comprar ingresso para visitar as exposições no prédio ou participar dos cursos e atividades. No entanto, é preciso reservar um bilhete com antecedência pelo Sympla.
A apenas 160 metros da Estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô, o Memorial da América Latina é famoso por reunir um acervo que celebra a cultura e identidade das nações latino-americanas. O espaço conta com biblioteca, exposições e maquetes.
É possível visitar o museu de segunda a domingo, das 10h às 17h. As visitas ao local e às exposições são gratuitas. No entanto, se quiser assistir a uma das apresentações que acontece no auditório do museu, é necessário comprar um ingresso com antecedência.
O Museu da Língua Portuguesa fica ao lado da Estação Luz, que atende as Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô. Para chegar ao local, basta sair da estação pelo acesso na Rua Mauá e caminhar por dois minutos. O objetivo do museu é contar a história da Língua Portuguesa e debater a constante evolução do idioma.
O ambiente sofreu com um incêndio em 2015 e foi reinaugurado para o público em 2021. Atualmente, as visitas são permitidas de terça a domingo, das 9h às 16h30. Por fim, os ingressos estão à venda no Sympla do museu.
A Pinacoteca é mais um dos museus próximos da Estação Luz do Metrô de São Paulo. No entanto, neste caso o interessado deve desembarcar dos trens e sair da estação pelo acesso da Praça da Luz. No museu é possível conferir obras de grandes artistas brasileiros, por exemplo, Tarsila do Amaral e Candido Portinari.
As visitas são gratuitas aos sábados, durante todo o dia, e às quintas, apenas entre as 18h e as 20h. Nos demais dias, é preciso comprar ingresso por meio deste site.
Este museu está próximo da Estação Bresser-Mooca, da Linha 3-Vermelha do Metrô. O local era uma antiga hospedaria que recebia os imigrantes que chegavam ao Brasil. Atualmente, o espaço conta a história daqueles que ajudaram a construir o País.
O Museu da Imigração funciona de terça a sábado, das 09h às 18h e aos domingos, das 10h às 18h. Para visitar o local é necessário comprar ingressos, o que pode ser feito por meio da plataforma Sympla, disponível aqui.
Para chegar a este museu, os visitantes devem descer na Estação Tiradentes, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo. As exposições ocupam parte do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e reúnem arte sacra de diversos períodos da história brasileira.
Por fim, o espaço é aberto para todos de terça a domingo, das 9h00 às 17h00, com entrada permitida até 16h30. Para comprar ingresso com antecedência, é possível acessar o Sympla do museu neste site.
O MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) fica próximo à Estação Trianon-Masp, da Linha 2-Verde. O museu, que é um dos mais importantes do Brasil, conta com exposições fixas e temporárias de artistas consagrados e emergentes.
O local permite entrada de terça, das 10h às 20h, e de quarta a domingo entre 10h e 17h. As visitas são gratuitas às terças. Sendo assim, nos demais dias, os visitantes devem comprar um ingresso disponível na bilheteria ou por meio deste site.
A Casa das Rosas é a antiga morada de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, arquiteto que projetou a Pinacoteca e o Mercado Público de São Paulo. Após ser convertida em patrimônio público, a mansão se tornou um museu que recebe exposições temporárias. Em 2024, por exemplo, a Turma da Mônica e a história do Rock já foram celebrados no local.
A Estação Brigadeiro, da Linha 2-Verde, é a mais próxima do local. O museu é acessível de terça a domingo sempre das 10h às 17h30. Por fim, vale ressaltar que a visita é gratuita e sem a necessidade de retirar ingresso com antecedência.
Dentre os museus de São Paulo próximos às estações de metrô, também é possível listar o Museu do Futebol. O museu fica junto ao Estádio Pacaembu e próximo da Estação Clínicas, da Linha 2-Verde do Metrô. A Estação Clínicas, da Linha 2-Verde também fica próxima.
O horário de funcionamento é de terça a domingo, sempre das 9h às 18h. Para comprar os ingressos, os visitantes podem acessar o Sympla do museu, disponível neste site, ou fazer o pagamento na própria bilheteria.
Encerramos a lista de museus próximos de estações de Metrô com o Instituto Itaú Cultural, uma exposição em São Paulo que conta com mostras permanentes e transitórias. O espaço é famoso por reunir o maior acervo de arte de uma companhia privada da América Latina. No local é possível encontrar, por exemplo, moedas, medalhas, pinturas e esculturas.
Por fim, as visitas podem ocorrer de terça a sábado, das 11h às 20h, e nos domingos e feriados das 11h às 19h. A estação mais próxima é a Estação Brigadeiro, da Linha 2-Verde do metrô.