10 viagens de trem mais bonitas do mundo | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

10 viagens de trem mais bonitas do mundo

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade . Há 12 dias
Mobilidade para quê?

10 viagens de trem mais bonitas do mundo

Confira destinos sobre trilhos com paisagens incríveis para se observar durante o trajeto

7 minutos, 16 segundos de leitura

05/07/2024

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade

Viagens de trem em todo o mundo podem ser experiências inesquecíveis, confira algumas opções. Foto: Divulgação/Glacial Express

Belas paisagens naturais, visitas a cidades históricas e até mesmo refeições de alta qualidade. Esses são alguns dos atrativos das que são consideradas as viagens de trem mais bonitas do mundo. A melhor parte? Algumas das opções estão aqui mesmo no Brasil.

Criamos uma lista com 10 viagens que vão encher seus olhos e te fazer desejar conhecer os destinos hoje mesmo. Por isso, continue a leitura se quiser conhecer mais sobre o assunto e descobrir quais são esses roteiros incríveis.

Leia também: Trens turísticos no Brasil, 4 passeios para sair do convencional

1 – Transiberiana

A maior ferrovia do mundo conta com paisagens e entretenimento a bordo para os turistas. Foto: Adobe Stock

A Transiberiana é a estrada de ferro mais longa de todo o mundo. A ferrovia tem quatro diferentes rotas e seus trajetos ligam Moscou a Vladivostok (ambas na Rússia) e Moscou-Pequim (China). O percurso possui 9.289 km de extensão e pode levar até uma semana para ser concluído de acordo com a rota.

A vista do lago Baikal durante o inverno é um dos grandes atrativos. Ao mesmo tempo, os turistas também podem conhecer planícies gramadas, montanhas e até mesmo o Deserto de Gobi durante o trajeto.

Por fim, os viajantes podem escolher entre viajar nos trens expressos, com dormitórios e restaurantes, ou o trem parador, que é usado pela população local. Para brasileiros, o passeio pode ser adquirido com ajuda de agências de viagens.

2 – Rovos Rail

O trecho da ferrovia na Cidade do Cabo é famoso pela paisagem pitoresca. Foto: Divulgação/Rovos Rail

A Rovos Rail interliga alguns dos principais pontos turísticos do continente africano. Por exemplo, o Fish River Canyon, segundo maior canyon do mundo, o deserto de Kalahari e regiões de safari ricas em vida selvagem.

A ferrovia conta com diferentes opções de trajetos e viagens, suas rotas passam por 10 diferentes países. Sendo assim, é possível escolher pacotes que variam entre 48 horas ou 15 dias embarcado nos vagões.

As acomodações de luxo são mais um dos destaques desta que é uma das viagens de trem mais bonitas do mundo. Os interessados podem escolher o seu pacote diretamente no site da companhia e conferir qual trajeto é mais interessante. Ao mesmo tempo, no Brasil também existem agências que oferecem o passeio.

3 – Expresso do Oriente

A experiência de luxo conecta as principais cidades da Europa. Foto: Divulgação/Belmond

Eternizado no romance “Assassinato no Expresso do Oriente”, de Agatha Christie, o trem de luxo que percorre as principais cidades europeias desde os anos 20 continua atraindo turistas de todo o mundo.

Os roteiros fazem viagens de uma noite entre Veneza-Bruxelas, Amsterdã-Veneza, Roma-Paris e várias outras cidades. Ao longo dos trajetos os turistas podem apreciar cenários históricos da Europa e paisagens naturais enquanto aproveitam o restaurante do trem ao som de um pianista.

Por fim, para os interessados, é possível comprar pacotes de viagem pelo próprio site da companhia, que conta com uma versão em português.

4 – Seven Stars em Kyushu

As viagens nesse trem são extremamente concorridas e contam com lista de espera. Foto: Divulgação/Seven Star Kyushu

O Seven Star Kyushu oferece uma viagem pelo Japão e permite que os passageiros conheçam a ilha de Kyushu. O trajeto é cumprido em dois ou quatro dias e pode ser feito por apenas 28 pessoas por vez. Por isso, se quiser fazer essa viagens, será necessário ser sorteado em uma lista de espera.

O trem conta suítes, vagão de chá, vagão lobby e restaurante, que serve comida regional feita sempre com ingredientes frescos. Os pratos mudam de acordo com a época do ano e garantem uma experiência nova a cada viagem.

Quem quiser viver essas experiências deve ficar de olho no site oficial do trem. No entanto, as passagens disponíveis já se esgotaram até o ano de 2025 e ainda não há previsão para abertura do próximo lote.

5 – Andean Explorer

O último vagão é um bar que permite a observação sem janelas. Foto: Divulgação/Belmond

O primeiro trem com cabines dormitório de toda a América Latina percorre um percurso entre Cusco e a cidade de Arequipa, ambas no Peru. Esta pode ser considerada uma das viagens de trem mais bonitas do mundo, com passagens pelo Lago Titicaca e por belas montanhas nevadas.

As diferentes opções de viagem levam uma ou duas noites e pode percorrer os Andes. Sendo assim, os turistas podem apreciar toda a paisagem natural da América do Sul em uma das rotas ferroviárias mais altas do mundo.

Por fim, vale lembrar que as acomodações são luxuosas e contam com refeições de alto padrão. Os interessados podem conferir os preços e datas de viagens no site oficial da companhia.

6 – Glacier Express

A vista dos Alpes Suíços é possível graças às amplas janelas de vidro no trem. Foto: Divulgação/Glacial Express

Uma viagem de 8 horas pelos alpes suíços, essa é a proposta do Glacier Express. Os vagões possuem paredes de vidro justamente para permitir uma visão panorâmica das montanhas a mais de 3 mil metros de altitude.

Os trilhos ligam as cidades de Zermatt e St. Moritz e contam com 290 km de extensão, criando o trem expresso (sem paradas) mais lento do mundo. Ao mesmo tempo, o veículo também possui um vagão restaurante com comida que é vendida a parte.

As passagens estão disponíveis no site da empresa que administra o trem. Por fim, agências de viagem brasileiras também ofertam o serviço.

7 – Serra do Mar

O passeio foi eleito como o mais bonito do Brasil pelo The New York Times. Foto: Divulgação/Serra Verde Express

Uma das viagens de trem mais bonitas do mundo está localizada bem aqui, no Brasil. O passeio pela Serra do Mar liga as cidades de Curitiba e Morretes, ambas no Paraná, em uma viagem de quatro horas pela Ferrovia Paranaguá-Curitiba.

O percurso oferece visões da Mata Atlântica, cachoeiras e um passeio por uma rota história, uma vez que a estrada usada possui 130 anos. Ao mesmo tempo, o trem conta com quatro classes de viagens diferentes e pode fornecer mais conforto para os passageiros mediante a escolha do vagão.

As passagens estão disponíveis no site da empresa que administra o trem. Os interessados podem comprar pacotes com alimentação no destino final e outros programas inclusos.

8 – Rocky Mountaineer

O teto de vidro no segundo andar é um dos destaques deste trem. Foto: Divulgação/Rocky Mountaineer

Esse trem de dois andares com teto de vidro te permite apreciar toda a vida selvagem do oeste Canadá. Sendo assim, durante o passeio, os viajantes podem conferir a Rota das Rochas Vermelhas com suas formações naturais e apreciar ursos, alces e outros animais do ambiente.

O passeio conta com acomodação no trem, comida, bebida e lanches inclusos. No entanto, se quiser fazer programas extras em paradas, será necessário comprar um pacote que contenha os passeios além dos programados.

Ficou interessado? Basta procurar pelos bilhetes disponíveis no site oficial do trem ou em agências de viagem que realizam passeios até o Canadá.

9 – Trem do Corcovado

trem corcovado
Passeio conta com vista da cidade maravilhosa e encanta turistas do mundo inteiro. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado

O Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, também integra a lista de viagens mais bonitas do mundo. Esse meio de transporte leva os turistas até os pés do Cristo Redentor e ao longo do caminho passa por uma reserva de Mata Atlântica.

A viagem ainda permite observar a capital do Rio de Janeiro de uma vista privilegiada. Em resumo, o passeio é obrigatório para aqueles que vão conhecer a Cidade Maravilhosa.

Para comprar a passagem é necessário acessar o site oficial e escolher a sua categoria. Por fim, idosos e crianças possuem desconto no passeio.

10 – Indian Pacific

Já imaginou cruzar a Austrália de trem? Essa é a proposta do Indian Pacific, linha ferroviária que atravessa todo o país e leva os viajantes de um oceano a outro, partindo de Sidney para Perth.

A viagem dura quatro ou cinco dias e passa por paisagens deslumbrantes, como a planície de Nullarbor, montanhas e a costa australiana. O caminho, antigamente, funcionava como rota dos aventureiros em busca de ouro no país.

Quem quiser ter acesso ao passeio pode checar os cronogramas de viagens futuras no site da companhia.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login