Carnaval SP e RJ: confira horários de todos os blocos, de onde saem e quais vias serão bloqueadas

A CET vai monitorar e orientar o trânsito da cidade para desfiles de blocos do Carnaval de Rua de São Paulo. Foto: Adobe Stock
Redação Mobilidade
09/02/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 12 segundos

Serão 461 blocos participando  da folia de Carnaval em São Paulo este ano. Durante os quatro dias do feriado, bairros como o Centro, Vila Mariana, Vila Madalena, Butantã, Pinheiros e muitos outros ficarão recheados dos mais diversos bloquinhos.

Já no Rio de Janeiro, quase 400 blocos vão sair durante o Carnaval, nos bairros como o Centro, Grajaú, Tijuca, Ipanema e muitos outros. 

Em SP, para saber quando seu bloco preferido vai desfilar ou escolher algum próximo da sua casa, basta acessar o site Carnaval de Rua. No RJ, a Riotur lançou um site com informações de todos os blocos do Carnaval 2024, com descrição, data, horário, local da concentração e como chegar por meio de geolocalização.

A seguir, veja o esquema especial de trânsito, incluindo bloqueios para circulação de veículos, para o circuito dos blocos em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

São Paulo

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar e orientar o trânsito da cidade para desfiles de blocos do Carnaval de Rua de São Paulo. As vias que compõem o percurso dos desfiles de blocos e eventos carnavalescos serão bloqueadas, com a implantação dos desvios de tráfego. 

O objetivo é garantir as condições de segurança e conforto dos participantes dos blocos e dos usuários do tráfego de passageiros.

Leia também: Saiba como comprar seu bilhete de Metrô ou trem por WhatsApp

10/02 (sábado)

Centro

Zona Leste

Zona Norte

Zona Oeste

Zona Sul

11/02 (domingo)

Centro

Zona Leste

Zona Norte

Zona Oeste

Zona Sul

12/02 (segunda)

Centro

Zona Leste

Zona Norte

Zona Oeste

Zona Sul

13/02 (terça)

Centro

Zona Leste

Zona Norte

Zona Oeste

Zona Sul

Rio de Janeiro

A CET-Rio montou um esquema especial de trânsito para o circuito dos blocos que desfilam na cidade. As equipes vão atuar com veículos operacionais e motocicletas  para manter a fluidez das vias e os cruzamentos livres, coibir o estacionamento irregular e atuar nos bloqueios e na orientação de pedestres e motoristas.

Técnicos da CET-Rio que ficam no Centro de Operações Rio vão monitorar em tempo real toda a movimentação do trânsito por meio de câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica.

A partir da dispersão do bloco e da limpeza da via, o tráfego de veículos retorna às condições normais.

Confira aqui  o esquema especial de trânsito para os desfiles de blocos no Rio de Janeiro.