Estação Tatuapé e São Miguel Paulista da CPTM recebem exposição de fotos

Luiz Kichta, um dos participantes, se inspirou em um poema de Fernando Pessoa e no luto para fotografar. Foto: Divulgação/Luiz Kichta
Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade
20/06/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 12 segundos

A exposição fotográfica “Navegar é preciso, Viver não é preciso” está em cartaz nas estações Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira) e São Miguel Paulista (Linha 12-Safira) da CPTM. Ao todo, 25 imagens fazem parte da mostra e exibem momentos do cotidiano, paisagens e outras criações dos fotógrafos.

Leia também: 32 anos da CPTM: Estação Luz recebe exposição artística

As imagens da exposição foram produzidas por alunos do curso de Tecnólogo em Fotografia do Senac Lapa Scipião. Quem passar pelas estações poderá conferir o trabalho dos estudantes até o dia 21 de agosto.

“Navegar é preciso, Viver não é preciso”

Luiz Kichta, um dos participantes da exposição, conta que a organização da mostra pediu para que os estudantes se inspirassem no poema “Navegar é preciso, Viver não é preciso”, de Fernando Pessoa, para criar suas obras.

Kichta explica que “utilizei o poema como referência, mais precisamente pensando na vida pós-morte. Então, na minha fotografia, eu retratei o sentimento de luto, de alguém que tem que ir; porém, eu não quero que vá”.

O fotógrafo, que utiliza o sistema de trens de São Paulo diariamente, conta que se sente “muito contente e realizado em saber que várias pessoas vão passar por ali todo dia e olhar as fotos não só minhas, mas de outras pessoas que fazem parte da exposição”.