G20: como se deslocar no RJ de transporte público durante o evento

Prefeitura do Rio de Janeiro estima que o evento atraia um público de 40 mil pessoas por dia nas regiões envolvidas. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Há 7 dias - Tempo de leitura: 3 minutos, 24 segundos

O G20 no Brasil começa nesta sexta-feira, 15, junto com o feriado da Proclamação da República. Para gerenciar o deslocamento dos moradores e visitantes no Rio de Janeiro, os gestores do transporte público desenvolveram um esquema especial para o funcionamento dos serviços.

Entre os dias 14 e 19, a capital carioca vai receber três eventos do G20: o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20. A expectativa da Prefeitura do Rio de Janeiro é de que o evento atraia um público de 40 mil pessoas por dia nas regiões do Complexo Mauá e no Museu de Arte Moderna (MAM).

Transporte público nos dias de G20

O MetrôRio orientou aos passageiros que pretendem acompanhar a programação da Cúpula Social do G20, entre os dias 14 e 16, para utilizarem a conexão do metrô com o serviço do VLT Carioca. Para chegar à Praça Mauá, na Zona Portuária, de metrô, o desembarque pode ser realizado nas estações Carioca/Centro e Cinelândia/Centro, com integração com as composições do VLT, que fazem a interligação entre o Centro e a Região Portuária.

VLT

Desde o 14 e até o dia 16 de novembro, das 5h às 17h, o VLT vai operar em regime especial para o G20 Social. De acordo com a prefeitura, as linhas 1, 2, 3 e 4 manterão a operação normal, mas as paradas dos Museus, Navios/Cais do Valongo e AquaRio/Utopia estarão fora de operação.

A partir das 17h, a Linha 1 deixará de operar, enquanto a linha 3 terá um trajeto maior, até o Terminal Gentileza. As linhas 2 e 4 terão operação comum.

Metrô

Nesta sexta-feira, 15, o metrô funcionará das 7h às 23h. Entre os dias 16 e 17, a operação acontecerá nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado das 5h à meia-noite, e no domingo das 7h às 23h.

Devido aos feriados municipais na segunda e terça-feira, 18 e 19, o horário de operação do metrô será das 5h à meia-noite. No Dia Nacional da Consciência Negra, 20, as estações funcionarão a partir das 7h e o serviço se encerrará às 23h.

Trem

Entre os dias 15 e 17, de sexta-feira ao domingo, os trens funcionarão em horário de domingo e feriados. A Supervia, empresa que gerencia o serviço, também anunciou serviços de manutenção na via e na rede aérea dos ramais Deodoro, Belford Roxo e Gramacho/Saracuruna.

Para a segunda e a terça-feira, os dias 18 e 19, o horário de funcionamento seguirá o quadro de sábado, com a possibilidade de sofrer ajustes a depender da movimentação. Na quarta-feira, 20, o horário será o de domingos e feriados.

Como vai funcionar o trânsito?

A Prefeitura anunciou intervenções na área ao redor do MAM, sede da Cúpula do G20. De acordo com o órgão, 12 pontos foram mapeados para gerenciamento da movimentação do público. Ao todo, são nove áreas de bloqueio com gradil, nove áreas de bloqueio de trânsito e quatro pontos de controle de acesso.

No dia 15 de novembro, das 7h às 12h, haverá um bloqueio total do Aterro do Flamengo, com liberação do trânsito agendada para às 12h.

Entre os dias 17 e 19 de novembro, o Aterro do Flamengo terá o fechamento ao trânsito de veículos em geral, com circulação permitida apenas para comitivas e relacionados ao evento. Haverá gradeamento contínuo entre o Monumento a Estácio de Sá e o Trevo dos Estudantes, além de restrições à circulação de pedestres. A travessia ao Parque do Flamengo será permitida apenas pelas passagens subterrâneas, com as passarelas fechadas, com 35 pontos de bloqueio.

Estacionamento

Até as 23h59 de terça-feira, 19, haverá proibição de estacionamento no Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca. As vagas estarão disponíveis apenas para as forças de segurança e demais veículos empenhados nos eventos do G20.