O Ironman 70.3 acontece em São Paulo neste domingo, 21 de setembro. A maratona, que une provas de natação, corrida e ciclismo, vai fechar totalmente a Marginal Pinheiros durante a manhã do final de semana.
O bloqueio da via expressa começa ainda na madrugada de domingo e prossegue até as 10h45 para a prova de ciclismo. A Unlimited Sports, organizadora do evento no Brasil, explicou o plano de operação para reduzir os impactos da prova na mobilidade da cidade.
Leia também: Prêmio Mobilidade 2026. Ajude a escolher os melhores carros, as melhores motos e os melhores serviços de mobilidade. Votação aberta até o dia 26/9
Segundo o CEO da Unlimited Sports, Carlos Galvão, a prova terá um horário de corte, para garantir que a via esteja livre dentro do período estipulado. “Os atletas precisam chegar no km 73, quase em frente à TV Globo, às 10h38. Caso contrário, serão desclassificados da prova”, explica.
Além disso, a organização fez uma parceria com o aplicativo de mobilidade Waze, para considerar a realização da prova durante a manhã e orientar os motoristas a utilizarem vias alternativas para o tráfego. Durante a execução da prova, a Marginal Pinheiros ficará sinalizada como ocupada.
Leia mais: Nova passarela conecta Avenida Queiroz Filho à Estação Villa-Lobos-Jaguaré
A competição acontece ao longo da manhã do domingo, mas apenas a prova de ciclismo ocorrerá em vias públicas. As outras provas, de natação e corrida, ocorrerão dentro da Universidade de São Paulo (USP). A natação, será feita na Raia Olímpica da USP.
Ao todo, 2 mil pessoas se inscreveram na competição em São Paulo, com cerca de quatro acompanhantes por atleta. A maior parte dos competidores são brasileiros, mas a maratona também contará com atletas profissionais de países da Europa e outros países da América Latina.
Ironman 70.3 é uma versão reduzida da prova original. Os números (70.3) fazem referência às milhas percorridas pelos competidores, equivalentes a 113 km. A prova é divida em 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e mais 21,1 km de corrida. A prova principal expande a distância, com 226 km totais.
Além da edição de São Paulo, o Brasil vai receber mais duas datas de Ironman 70.3, uma em Florianópolis (SC) e outra em Aracaju (SE), nos dias 26 de outubro e 30 de novembro, respectivamente.
Há todo um trabalho de logística, quase invisível para quem participa e assiste, que começa muito antes da data da prova que movimenta em torno de R$ 25 milhões na economia paulistana.
De acordo com a Unlimited Sports, as negociações com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para definição dos trechos interditados, começaram meses antes da prova, totalizando cinco reuniões realizadas.
Internamente, um time numeroso foi mobilizado para a organização do Ironman 70.3, totalizando 854 pessoas que vão trabalhar na prova, além de 74 agentes da CET. Uma curiosidade é que um desses profissionais da Unlimited Sports é chamado de ‘head de cones’, pois é responsável por coordenar os 3,5 mil cones que serão usados para demarcar todo o percurso da prova.