Olimpíadas 2024: Paris incentiva uso de bicicletas como principal meio de transporte durante evento

Nova estrutura também contará com 10 mil estacionamentos temporários para bicicletas. Foto:
Erick Souza
25/07/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 56 segundos

Durante os dias de Jogos Olímpicos de Paris 2024, a capital da França irá incentivar moradores e turistas a utilizar bicicletas como o principal meio de locomoção pela cidade. Uma das estratégias do governo local foi viabilizar toda o deslocamento para os locais dos jogos com uso de bicicletas. Para isso, a capital da França construiu mais ciclovias e ciclofaixas, além de aumentar o número de bikes compartilhadas. As Olimpíadas de Paris começam no dia 26 de julho, e seguem até o dia 11 de agosto.

Desde o dia 24 de julho, Paris disponibiliza uma nova rede de 60 km de ciclovias, conectando os principais pontos da cidade aos estádios e demais locais do evento. A ação conhecida como “Olimpistas” une a nova estrutura a mais de 300 km de ciclovias e ciclofaixas que já existiam na cidade.

A rede de estrutura exclusiva para ciclistas também contará com novos estacionamentos para bicicletas. Ao todo, a capital da França contará com 10 mil vagas de estacionamento temporário, instaladas próximas aos locais dos jogos olímpicos.

De acordo com a Prefeitura de Paris, as vagas serão redistribuídas para centros esportivos, escolas ou instalações municipais ao final dos jogos Paralímpicos, em setembro. Além disso, outras 3 mil vagas de estacionamento permanentes também foram construídas ao redor do Stade de France, um dos principais estádios da cidade, com capacidade para até 81 mil pessoas.

Novas bicicletas para as Olimpíadas 2024

Para os Jogos Olímpicos 2024, mais 3 mil novas bicicletas compartilhadas foram implementadas no sistema de Paris. Com a adição, o sindicato Autolib’ Vélib’ Métropole, responsável pelo sistema de bicicletas públicas, expandiu o serviço para 15 mil novos modais.

Em Paris, 11,2% das viagens são feitas de bicicleta, em comparação com menos de 5% antes dos confinamentos provocados pela Covid-19. O dado considerou as viagens realizadas entre outubro de 2022 e abril de 2023.

Ao mesmo tempo, o uso de carros e veículos particulares registrou apenas 4,3%. Atualmente, o uso de bicicletas só está atrás de deslocamentos a pé (53,5%) e em transporte público (30%). Em outubro de 2022, por exemplo, 28.417 bicicletas cruzaram a Boulevard de Sébastopol, a ciclovia mais movimentada de Paris.

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