São Paulo recebe 4ª Encontro brasileiro de mulheres viajantes

Pesquisa do site Booking.com revela que 62% das da América Latina já viajaram sozinhas para outro país ao menos uma vez. Foto: Pixabay
Arthur Caldeira
07/03/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 24 segundos

Cada vez mais, as mulheres querem viajar sozinhas ou com outras mulheres. De olho nesse nicho, até então pouco explorado, nasceu o Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes. Pioneiro no país, o evento chega a sua quarta edição no próximo dia 11 de março, em São Paulo (SP). Idealizado pela jornalista e turismóloga, Gilsimara Caresia, que já viajou por mais de 100 países, o encontro tem como objetivo inspirar outras mulheres a viajarem.

“Depois de duas décadas trabalhando em um banco, larguei meu emprego para viajar pelo mundo. Passei dois anos viajando. Muitas mulheres começaram a me seguir para pedir dicas de viagem. Percebi que não existia um turismo voltado às mulheres”, conta Gilsimara.

Além de histórias de protagonismo feminino, informações e discussões sobre viagens, o encontro também dá dicas para quem quer começar a trabalhar na área. Entre os temas da 4ª edição do Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes estão dicas de planejamento e economia para quem quer começar a viajar sozinha, discussões sobre segurança, viagens de voluntariado, sobrevivência na selva e debates relevantes como o apagamento da história e da cultura negra no turismo.

Nesta edição, o evento terá a participação de Juliana Aboud, CEO da Roncco Moto Share by Motor Road, como palestrante. A Roncco Moto Share é a primeira plataforma do Brasil que viabiliza o aluguel de motocicletas de terceiros para entusiastas particulares.

“Desmistificando o estereótipo de que o motociclismo é um esporte predominantemente masculino, será uma honra estar no encontro de mulheres viajantes contando um pouco de como o hobby virou negócio!”, comemora Juliana. “Espero que minha história possa inspirar outras mulheres a seguirem suas paixões e transformá-las em negócios de sucesso!”, completa.

Voz às mulheres viajantes

Desde o primeiro evento em 2019, mais de 70 brasileiras palestraram no Encontro. A grande maioria delas, com exemplos incríveis de vida e coragem, mas que antes não encontravam um palco para expor suas histórias e ideias. O Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes propõe-se a esse papel: dar voz e destaque às viajantes brasileiras, que através de seus exemplos e conhecimento, incentivam outras mulheres.

A edição de 2022 do Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes será realizada em 11 de março, no Teatro Santo Agostinho, localizado no bairro do Paraíso, em São Paulo. O evento fará uma homenagem in memoriam à jornalista Glória Maria, expoente de mulher negra que desbravou o mundo e quebrou paradigmas dando voz e vez a tantas outras que vieram na sua sequência.

Serviço

Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes 2023 (@encontromulheresviajantes)

Dia 11 de Março, a partir das 9h00

Local: Teatro Santo Agostinho – Rua Apeninos, 118 – Paraíso – São Paulo / SP

Inscrições e Informações: https://www.encontromulheresviajantes.com.br/