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Trem de ponta-cabeça é o primeiro monotrilho do tipo no mundo, inaugurado em 1901

Por: Redação Mobilidade . 13/01/2024
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Trem de ponta-cabeça é o primeiro monotrilho do tipo no mundo, inaugurado em 1901

Linha de trem alemã ainda funciona e é principal ponto turístico da cidade de Wuppertal

2 minutos, 18 segundos de leitura

13/01/2024

Trem de ponta-cabeça na Alemanha
Trem transporta até 80.000 pessoas por dia e percorre cerca de 13 km na cidade. Foto: Schwebebahn Wuppertal

Suspenso por barra de metais gigantes, está o trem de ponta-cabeça de Wuppertal, na Alemanha. A mais de 500 km de Berlim, a cidade recebe visitantes de todo o mundo para conhecer o monotrilho elevado. A construção já funciona há mais de 120 anos, cruzando a região sobre rios e ruas por toda a cidade.

Inaugurado em 1901, o Schwebebahn é um projeto de Eugen Langen, engenheiro alemão, envolvido também no desenvolvimento do motor a gasolina. Originalmente, o trem suspenso deveria percorrer todos os mais de 500 km até a cidade de Berlim, o que não aconteceu.

Ainda que os planos não tenham sido concluídos, a linha de trem nos ares foi um sucesso. Antes mesmo da inauguração oficial, em 1900, o trem elevado transportou o então Imperador Guilherme II da Alemanha e sua esposa Augusta Vitória. Em março de 1901, o monotrilho foi aberto ao público.

As construções iniciadas ainda no final do século XIX, em 1897, utilizaram cerca de 19.200 toneladas de ferro durante as obras originais. A rota inteira possui 472 suportes de puro ferro. De acordo com os documentos da época, todo o projeto custou em torno de 16 milhões de marcas de ouro, uma medida para medir ouro e prata.

Trem de ponta-cabeça até hoje

Até hoje, o monotrilho suspenso atrai milhares de turistas para a cidade. Atualmente, mais de 80 mil pessoas utilizam os serviços do monotrilho todos os dias. Cada vagão consegue transportar até 65 passageiros, em uma altura média de 12 metros sobre o rio e 8 metros sobre as ruas da cidade.

Entre as duas estações finais, Vohwinkel e Oberbarmen, o trem de ponta-cabeça percorre outras 18 estações em cerca de 30 minutos. O trajeto completo tem cerca de 13 km. Apenas quatro dessas estações estão sobre as ruas, a maior parte do percurso é realizada sobre o rio Wupper. O monotrilho centenário consegue atingir até 60 km/h.

Atualmente, restam somente alguns poucos vagões originais, utilizados como atração turística. A primeira das recorrentes atualizações de modelo aconteceu em 1950, com vagões mais modernos. Até hoje, a construção tem se provado segura o suficiente, com apenas um acidente grave registrado no monotrilho.

Em 12 de abril de 1999, após a conclusão dos trabalhos de andaime, um pedaço de metal dos trilhos não foi removido, ocasionando em um choque entre trens no Wupper. Cinco passageiros perderam a vida e 47 pessoas ficaram feridas no ocorrido. A ferrovia suspensa reiniciou as operações em 9 de julho de 1999.

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