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Triumph Trident. Para os mais “versados” na marca britânica, o nome não é uma novidade, já que ele foi utilizado pela empresa no início dos anos 1970. Agora ele retorna para dar vida a um novo modelo na gama da marca inglesa que chega no fim do primeiro semestre de 2021.
Mostrada como um protótipo, a Triumph Trident foi desenvolvida pela equipe da marca na sede da empresa, em Hinckley, na Inglaterra. Porém, ela recebeu no design a ajuda do projetista italiano Rodolfo Frascoli. Ele é especializado em design de motocicletas e já trabalhou, entre outras marcas, com a Ducati, Aprilia e a Yamaha. Também foi o responsável pelo design da Tiger 900, que você pode ler a avaliação aqui.
O protótipo da Triumph Trident é resultado de quatro anos de desenvolvimento e traz o aspecto da Trident original com detalhes e tecnologia modernos e atuais que remetem aos demais modelos da Triumph. Em termos de design é possível ver tudo sobre o futuro modelo, mesmo sem a divulgação oficial.
O estilo da Trident é das primeiras naked, ou seja, de uma moto realmente “pelada”. Sem peças plásticas presas ao tanque, sem molduras protuberantes escondendo o radiador do motor ou laterais que projetam a moto para ficar maior. O básico fica retratado também pelo farol de LED redondo sem carenagem e o painel no mesmo formato. Apesar de simples, terá duas telas de TFT separadas para projetar as informações.
Steve Sargent, chefe de produto da Triumph, disse que a moto “marca o novo capítulo da Triumph, que é sobre diversão, do visual à pilotagem”. Ele completou: “O nosso alvo foi trazer estilo e personalidade, com fácil pilotagem – a um preço realmente competitivo”.
A empresa não divulgou dados técnicos, mas as imagens revelam alguns detalhes. Com a proposta de ser a naked de entrada da companhia, ela tem suspensão dianteira invertida, mas sem ajustes. Na traseira, apenas ajuste de pré-carga da mola.
A marca deve apostar em itens tecnológicos como a Unidade de Medição Inercial (IMU) para poder usar ABS com função curva. Por outro lado, apostou em discos duplos dianteiros com pinças não radiais da Nissin, o que barateia o projeto. Atrás, o disco simples tem apenas um pistão. Apesar disso, o chassi é completamente novo.
O motor será um três cilindros, característica da empresa. Os rumores dão conta que é uma versão atualizada do antigo 675 cm³ que saiu de linha na mudança de geração da Street Triple. Ele deixou de ser produzido ao fim de 2016 por questões de emissões e ruídos.
Foi quando entrou em linha o novo, de 765 cm³, mais potente e moderno, usado também na Moto2, categoria da MotoGP. Na época, o 675 cm³ rendia 106 cv e 6,9 mkgf. Entre as mudanças esperadas ao propulsor estão novos materiais nos cilindros e pistões e novos corpos de acelerador para atingir as regras de emissões.
As rivais diretas da Triumph Trident serão a Honda CB 650R, que aposta em um design retrô moderno também; a Kawasaki Z650, a Yamaha MT-07. As três estão à venda no Brasil. Os preços são de R$ 39.416, R$ 30.990 e R$ 38.990, respectivamente. A Honda usa um quatro cilindros de 88,4 cv, a Kawasaki e a Yamaha apostam em bicilíndricos paralelos. A primeira rende 68 cv e a segunda entrega 74,8 cv. As três têm câmbio de seis velocidades.
Toda a inspiração veio da Trident original, da década de 1970. O projeto surgiu para tentar brigar com as japonesas, que na época invadiam a Europa e também os Estados Unidos. Ela chegou a ser vendida também como BSA Rocket 3. No início dos anos 90, foi revivida, já como parte da reestruturação do que veio a ser a Triumph atualmente. No segundo período usava motores três cilindros de 750 cm³ e 900 cm³.