Seguros de automóveis: hora de acelerar em meio à estagnação
As seguradoras apostaram em inteligência artificial na apuração de sinistros e em autovistoria 100% online
2 minutos, 49 segundos de leitura
11/05/2021
Em decorrência da pandemia no País, a fórmula da crise sanitária mais retração econômica poderia significar desinvestimento e estagnação para muitos setores. No segmento de seguros de automóveis foi o oposto. As incertezas sobre o futuro serviram de estímulo para acelerar o processo de transformação digital das seguradoras, com um objetivo claro: aperfeiçoar a experiência do cliente com os produtos e serviços. Em um mercado cada vez mais competitivo, o consumidor ganha protagonismo e controle sobre suas decisões de acesso a coberturas e serviços, de forma customizada. Tudo na palma da mão e na hora que quiser.
Todas essas transformações são realizadas em meio ao isolamento social, adoção de home office por muitas empresas, mudanças de hábito e comportamento de consumo e retração na venda de carros novos. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), houve um decréscimo de 28,6% no volume de vendas de veículos novos (nacionais e importados), no acumulado de 2020. Todos fatores que impactam o setor automotivo de seguros.
Diante desse cenário nebuloso e incerto, o setor apostou em uma forma mais atrativa de se relacionar com o consumidor. As companhias passaram a reestruturar e investir em inovação na forma de se fazer negócio, com estratégias de atuação na cobertura de novos riscos, flexibilização de prazos, agilidade na contratação em formato digital, novas condições de parcelamento tanto para renovação quanto para novos contratos, corretagem mais dinâmica e consultiva e, principalmente, investimento em tecnologia e jornada de experiência do segurado.
Praticidade
Nessa direção, as empresas intensificaram o desenvolvimento e a implementação de serviços, produtos e atendimento digital, em prol da comodidade e praticidade dos consumidores, como o uso da inteligência artificial na apuração de sinistros, com a proposta de otimizar a análise dos danos no veículo, sem necessidade de vistoria presencial; uso de plataformas virtuais de atendimento para serviços exclusivos, como autovistoria 100% online, assistência 24h, liberação de carro reserva, solicitação e abertura de serviços contratados na apólice, além de investimentos em nichos de atuação, como cobertura pay per use, com foco na exposição ao risco, de acordo com o perfil de cada cliente.
O mercado é muito grande, robusto e variado. As incertezas em relação ao futuro estão fazendo com que a sociedade perceba, com mais clareza, a importância do seguro para mitigar riscos e prevenir perdas. Em meios às transformações e mudanças de hábito em nossas rotinas, o setor de seguros se reinventa. As empresas oferecem assistências cada vez mais personalizáveis, que agregam valor ao segurado, de acordo com o perfil do cliente e o contexto socioeconômico, adequando a realidade orçamentária das famílias e, ao mesmo tempo, permitindo proteção, credibilidade e tranquilidade de um seguro.
Para o mercado segurador automotivo voltar a crescer, é preciso uma retomada das atividades econômicas do país de forma sustentável. Quando esse momento chegar, o setor já estará pronto para um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento. Em meio ao tempo instável, já foram plantadas as sementes do amanhã, com toque de transformação digital em ritmo acelerado.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão
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