Serviço 710 da CPTM: Saiba como será a ligação por trem entre a Grande SP e Jundiaí
Linha 7-Rubi terá nova operadora e impacta trajeto entre a Grande SP e Jundiaí; Saiba como ficam as viagens após o fim do serviço 710
O serviço 710 da CPTM, que unifica as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, será descontinuado em setembro deste ano após quatro anos de operação dirigida pela Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos.
Com isso, os usuários que partem do Grande ABC precisarão baldear na Estação da Luz para seguirem viagem até Jundiaí partindo posteriormente da Estação Palmeiras-Barra Funda.
Assim, desde 2021, o serviço 710 funciona ininterruptamente entre Rio Grande da Serra e Jundiaí sem a necessidade de transferência pelas estações Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda. Desta forma, a conexão das duas linhas totaliza 31 estações e tem quase 100 km de extensão.
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Como o serviço 710 chega ao fim, quem vai assumir a Linha 7-Rubi?
A empresa privada TIC Trens, que vai operar a Linha 7-Rubi e outras duas futuras que ligarão a capital paulista e Campinas. Ela faz parte do consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, que venceu o leilão “Trem Intercidades Eixo Norte”.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos do governo do Estado de São Paulo realizou o evento no ano passado.
O consórcio investirá R$ 14,2 bilhões, durante 30 anos, para implantação do Trem Intercidades (TIC), do Trem Intermetropolitano (TIM) e, inclusive, da Linha 7-Rubi.
O Trem Intercidades (TIC), por meio de trens de média velocidade, fará o trajeto da Estação Barra Funda até Campinas em até 1h4min. A operação está prevista começar a funcionar a partir de 2031, com tarifa prevista de R$ 64.
O Trem Intermetropolitano (TIM), com duração de 33 minutos e funcionamento previsto para 2029, atenderá às cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Com isso, a passagem prevista é de R$ 33.
Extensão da Linha 11-Coral até Palmeiras-Barra Funda
A CPTM começou, em dezembro de 2024, o programa de Operação Assistida na Linha 11-Coral, com parada final na Estação Palmeiras-Barra Funda, aos domingos, das 10h às 15h. Por causa disso, será a 17ª estação inclusa no trajeto entre Mogi das Cruzes até o centro de São Paulo.
Durante 9 meses de teste, a CPTM quer assegurar o pleno funcionamento ao usuário quando estiver em operando em horário comercial. “Serão avaliados itens fundamentais para o conforto e a segurança dos passageiros como rede aérea, sinalização, via permanente e plataformas”, diz a empresa em nota.
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O que diz a Secretaria de Parcerias em Investimentos?
O Mobilidade Estadão questionou a pasta sobre a existência de estudos que possam reduzir o tempo de baldeações para o usuário, a partir destas novas integrações com as linhas.
Em nota, o governo do Estado de São Paulo diz que, “está implementando novas medidas para garantir a continuidade de um transporte eficiente e atender às demandas dos passageiros. Estudos estão sendo conduzidos para definir os melhores intervalos, horários e conexões, visando minimizar o impacto aos usuários e oferecer alternativas adequadas”.
A nota informa também que “a integração entre as linhas será mantida com baldeações planejadas em estações estratégicas, como Brás e Luz, enquanto melhorias operacionais continuarão a ser realizadas para garantir o conforto e a segurança dos passageiros, especialmente nos horários de pico”.
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