A Shineray apresentou a nova SHI 175, uma moto trail que chega às lojas com preço sugerido de R$ 12.990 (sem impostos e taxas). O novo modelo aposta no preço mais baixo para disputar o segmento de trail urbanas, com a Honda Bros 160, a Yamaha Crosser 150 e a Haojue NK 150, todas vendidas por valores maiores.
Com visual típico das trail, a nova moto da Shineray usa motor de um cilindro, 173,6 cm³ de capacidade, com arrefecimento a ar. Ainda alimentado por um ultrapassado carburador, o propulsor da SHI 175 produz 14,2 cv de potência máxima a 8.000 rpm e torque máximo de 1,43 kgf.m a 6.500 giros. O câmbio tem cinco marchas e a transmissão final é feita por corrente. Segundo a Shineray, a velocidade máxima da nova SHI 175 é de 112 km/h.
O conjunto ciclístico aposta na mesma receita de “trail urbana”, criada pela Honda Bros, ou seja, roda raiada, aro 19, na dianteira, e 17, na traseira. Com isso, o assento fica a 845 mm do solo, embora as suspensões tenham curso mais longo do que nas motos street. Os pneus são de uso misto, nas medidas 90/90-19 (dianteiro) e 110/90-17 (traseiro).
O conjunto de suspensões usa garfo telescópico, na frente, e um monoamortecedor, atrás. A Shineray não divulgou o curso das suspensões. Os freios são a disco em ambas as rodas. Com tanque de 15 litros, a nova moto trail da Shineray pesa 137,4 kg a seco.
Equipada com lanterna, setas e faróis em LED, a SHI 175 tem um conjunto óptico inspirado nas BMW GS, com dois faróis desiguais. O painel, contudo, ainda é totalmente analógico, pois tem conta-giros e velocímetro, além de luzes de advertência.
Segundo a Shineray, o lançamento da SHI 175 reforça o objetivo da montadora em expandir seu market share em São Paulo, maior mercado de duas rodas do país. Em até cinco anos, a expectativa da marca é alcançar 5% de suas vendas no mercado paulista.
Com 12.688 unidades vendidas ate julho deste ano e 1,7% de market share no mercado brasileiro de duas rodas, a Shineray já é a terceira marca de moto mais vendida em 2022. A marca, que inicialmente, focava em motos de menor cilindrada, principalmente, as “cinquentinhas“, ganhou fama no Nordeste, onde esse tipo de moto é bastante popular.
A Shineray, que tem uma linha de montagem no complexo de Suape (PE), quer também investir no mercado de motos com maior capacidade cúbica, como a SHI 175. Recentemente, a marca apresentou a JEF 150s, modelo que selou o retorno da montadora ao nicho de 150 cilindradas. Em suma, a montadora quer brigar com as grandes fabricantes japonesas nos segmentos de maior volume.
“Tivemos o cuidado de escolher um produto diferenciado e competitivo para dar continuidade ao nosso plano de expansão nacional. A nova SHI marca a entrada da Shineray no nicho de motos com cilindradas mais altas. Em breve, teremos mais novidades nesse segmento”, comenta o diretor de Supply Chain da Shineray do Brasil, Thomas Edson.