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Simulador do MIT treina carros autônomos para prevenir acidentes
Novo simulador ensina veículos a evitarem acidentes no mundo real mesmo sem conhecimento prévio da estrada
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21/05/2020
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um simulador que ensina veículos autônomos a lidarem com situações de perigo do mundo real.
Diferentemente de outros sistemas, em que o ambiente é recriado a partir de experiências reais, o sistema Vista utiliza uma simulação fotorrealista para reproduzir situações de quase acidente, como trocas abruptas de faixa ou saídas da pista.
Geralmente, os simuladores de carros autônomos são feitos com motoristas reais recriando os cenários. Com a impossibilidade de reproduzir situações de perigo em grande escala, os pesquisadores conseguiram, com o novo sistema, ensinar uma infinidade de direções. Só a partir da aprovação nos testes o veículo pôde ir às ruas e colocar em prática sua programação.
Criação de cenários de ponta a ponta
Mais do que ensinar a evitar colisões, o que os pesquisadores conseguiram foi criar ambientes que não estavam programados.
A partir de um percurso simples, feito por um motorista real, foram definidas novas trajetórias com a aparência da estrada, bem como a distância e o movimento dos objetos da cena. Com esses dados, foram elaborados cenários em 3D, em uma simulação realista, na qual o software visa se movimentar para qualquer direção, sem estabelecê-la previamente.
O desafio durante a simulação era que o controlador ficasse o maior tempo possível sem colidir.
“Basicamente dissemos: aqui está um ambiente. Você pode fazer o que quiser. Apenas não colida com veículos e fique dentro das faixas”, afirmou um dos autores do teste, Alexander Amini, estudante do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT. Com ele estão outros oito pesquisadores, entre estudantes e professores.
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Inicialmente, o projeto foi divulgado no site da IEEE, uma organização dedicada ao avanço da tecnologia e que divulga trabalhos da área. Posteriormente, o estudo será apresentado na Conferência Internacional sobre Robótica e Automação (Icra).
Da simulação às ruas
Durante o período de simulação, a cada colisão ou erro o controlador era colocado em novo ambiente, e o tempo sem acidentes era recompensado. O ensaio só foi encerrado após o veículo percorrer, com sucesso, 10 mil quilômetros no ambiente virtual. Depois disso, houve segurança para colocar o carro autônomo em ruas reais.
“Em nossa simulação, os sistemas de controle podem experimentar essas situações, aprender a se recuperar delas e permanecer robustos quando implantados em veículos no mundo real”, explicou Amini.
Para realizar o teste, o controlador que havia passado pela simulação do Vista foi instalado em um carro que percorreu com segurança ruas desconhecidas completamente sem motorista.
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O simulador do MIT recebeu orientações para reagir a diversas situações, inclusive no sistema off-road, em que precisou lidar com mudanças bruscas de direção. Em todas elas, conseguiu recuperar a trajetória de condução de forma segura e com pouco tempo de reação.
O trabalho, feito em colaboração com o Instituto de Pesquisa da Toyota, deve ter continuidade. A próxima etapa vai simular situações adversas de clima, como chuva e sol, dia e noite. Outra evolução será ensinar o veículo autônomo a lidar com pedestres e outros carros.
Fonte: Slash Gear, MIT, Venture Beat, Interesting Engeering, IEE
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