China inaugura novo sistema de transporte público autônomo com veículo híbrido
Veículo sem motorista a bordo funciona como um híbrido entre bonde e ônibus articulado, além de ser totalmente elétrico
2 minutos, 4 segundos de leitura
01/02/2024
Por: Redação Mobilidade
O ART (sigla para Autonomous Rail Rapid Transit) é o novo sistema de transporte público autônomo iniciado na China. O sistema ferroviário autônomo rápido, em tradução livre, é composto por veículos que se assemelham aos bondes de piso baixo, no formato e design. Mas, diferentemente desses modelos, o ART possui rodas de borracha, como os ônibus. O carro híbrido, além de ser movido a eletricidade, é conduzido remotamente, sem o motorista.
Na prática, o ART funciona como um ônibus autônomo de grande volume. Como um ônibus articulado com “vagões” conectados, o ART tem como fonte de energia baterias com carregamento rápido. O primeiro sistema deste tipo foi criado em 2018, pela CRRC Zhuzhou, em Hunan. No ano seguinte, o projeto avançou e inaugurou uma nova etapa em Yibin.
As viagens piloto se estenderam até o ano passado. Em março, o sistema inaugurou a linha de demonstração em Xi’an, na província de Shaanxi, a linha 1. A rota percorria de Doumen até o Happy Valley, com 11,9 km de distância, sem cobrar qualquer tipo de tarifa para os usuários.
ART e o mundo
Até o momento, o sistema de transporte público autônomo chinês já ofereceu veículos para Abu Dhabi, para uso em algumas das principais atrações turísticas da capital dos Emirados Árabes Unidos. Os planos atuais preveem a introdução da tecnologia em novas linhas para os centros comerciais da Ilha Yas. A Austrália também demonstrou interesse no sistema, assim como a cidade de Kuching, na Malásia.
Em outros países da Ásia, como a Coreia do Sul, veículos autônomos já fazem parte da frota de transporte público. No último ano, por exemplo, a primeira frota de ônibus autônomos com funcionamento noturno iniciou operação em Seul. Atualmente, o modelo percorre um pequeno trajeto no centro da capital sul-coreana.
Leia também: Coreia do Sul inaugura primeiros ônibus autônomos noturnos
Para Elbi Kremer, diretor de engenharia da GM América do Sul, os autônomos também estão cada vez mais próximos. Grandes empresas têm investido em pesquisa e produção de dados sobre o sistema, assim como políticas públicas e ganhos de escala reduzem custos de produção têm possibilitado a massificação dessas tecnologias.
Leia a entrevista completa em: “Veículos autônomos e elétricos são a mobilidade do futuro”
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