Aplicativo de viagens municipal ganha Prêmio Mobilidade Urbana

Buscando sugestões para:


Publicidade

Sorrimobi: aplicativo de viagens municipal ganha Prêmio Mobilidade Urbana no Smart City

Por: Isabel Lima (Curitiba,PR) . Há 4 dias
Inovação

Sorrimobi: aplicativo de viagens municipal ganha Prêmio Mobilidade Urbana no Smart City

Projeto substituiu 150 de carros da prefeitura por apenas 30 veículos, solicitados conforme a demanda dos servidores

4 minutos, 6 segundos de leitura

26/03/2025

carro sorrimob, parte da frota do aplicativo de viagens municipal
No início, eram 10 carros que faziam parte do aplicativo de viagens municipal Sorrimob. Atualmente, a frota já aumentou para 30 carros. Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorriso

Um dos momentos mais esperados do Smart City Expo Curitiba é o “Brazilian Awards”, que premia iniciativas de governos, organizações sociais e empresas pelo País. Caravanas de finalistas se reuniram na noite de terça-feira, 25 de março, na Ópera de Arame, para celebrar os vencedores. Na categoria “Prêmio Mobilidade Urbana”, a Prefeitura de Sorriso, no Mato Grosso, levou o troféu com o projeto “Sorrimobi”, um software de gestão de viagens municipal. 

Leia também: Para prefeito de Curitiba, governo federal deve entrar na conta do subsídio na tarifa do transporte

O próprio prefeito, Alei Fernandes (UB), recebeu a premiação. “Isso nos engrandece e também nos enche de desafios. A gente também entende que é possível”, comentou ao Mobilidade Estadão

Sorrimobi, um aplicativo de viagens municipal

Embora o prefeito da atual gestão tenha recebido o troféu, a iniciativa partiu da última primeira-dama da cidade, Jucilia Ferro, que compôs a pasta de Assistência Social. Conforme Fernandes, ela identificou que havia uma demanda dos servidores da secretaria mal atendida. Apesar disso, a frota de veículos da prefeitura somava 150 unidades. 

Enxergando essa realidade, ela decidiu criar um aplicativo de viagens para os servidores. O projeto-piloto desenvolvido na Secretaria de Assistência Social (Semas) teve participação da Controladoria Geral do Município (CGM), a Semas, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e o Departamento de Gestão de Frotas da então Secretaria Municipal de Transportes (Semtra).

Por meio do Sorrimobi, é possível agendar uma corrida através de um cadastro prévio no sistema. Os carros alugados são conduzidos por motoristas da própria prefeitura. 

prefeito alei fernandes recebendo premio do smart city
Aplicativo de viagens municipal mostra como a abordagem inovadora pode melhorar o serviço público. Foto: Divulgação/iCities

Redução da frota = economia

Quando assumiu o cargo de prefeito, Alei enxergou potencial de expandir ainda mais o serviço, que inicialmente focava na assistência social. Com isso, ele conseguiu reduzir os 150 carros para 30 e expandiu a operação. Atualmente, todos os 5 mil servidores de Sorriso têm acesso ao Sorrimobi e não precisam mais se preocupar em dirigir e pegar trânsito. 

O aplicativo promove eficiência do serviço público e economia de cerca de 60% dos gastos com transporte no cotidiano da prefeitura. Além disso, a gestão identificou redução das emissões de gases de efeito estufa com a redução da frota. 

Com quatro anos de existência, o Sorrimobi já soma mais de 50 mil corridas. A plataforma realiza serviços essenciais como transporte de servidores, entrega de protocolos, movimentação de produtos e demais atividades administrativas.

Para os próximos anos, o prefeito espera ampliar o serviço, pois a demanda está crescendo. “A gente busca, dentro da gestão, gerar novos desafios para que todo mundo possa crescer e entregar mais”, afirmou Alei. 

Brazilian Awards Smart City

Na categoria de mobilidade urbana, a premiação, promovida pelo Smart City Expo Curitiba visa reconhecer iniciativas que implementaram planos, políticas públicas, soluções tecnológicas e colaboração de diversos agentes para transformar a segurança pública.

Quem também concorreu na categoria foi a cidade de Joinville, em Santa Catarina, com o projeto “Passeios Públicos”. E o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (Imtt), de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, com o projeto “Central de Mobilidade Urbana (Cemob)”. 

Além disso, a premiação também entregou o “Prêmio Cidade Inteligente”, “Prêmio Inovação e Transformação Digital”, “Prêmio Cidade Sustentável” e “Prêmio Equidade Social”. Ao total, 167 projetos foram inscritos, de 72 cidades das cinco regiões do Brasil. Na categoria mobilidade, 18 iniciativas concorreram. 

Para selecionar os ganhadores, um juri de honra, um corpo técnico e da própria Smart City e da Fira Barcelona, organizadora do evento no mundo, analisaram cada iniciativa. Os critérios avaliados perpassam temas como: inovação, impacto, sustentabilidade, participação cidadã, viabilidade e outros. 

Confira os vencedores das outras categorias:

  • Inovação & Transformação Digital
    Promovido pelo Sebrae-RJ, a cidade de Mangaratiba levou o prêmio com o projeto “Estratégias de Governo Digital para o Desenvolvimento de Cidades: O Caso de Mangaratiba-RJ”.
  • Cidade Sustentável
    Realizado pelos Agentes do Meio Ambiente (AMA), Paranaguá (PR) levou o prêmio com o projeto “AMA: Desenvolvendo bairros lixo zero em Paranaguá com 100% de Aproveitamento de Resíduos Recicláveis”.
  • Equidade Social
    Salvador (BA), através do projeto “Mulher no Volante”, da prefeitura, foi premiada.
  • Cidade Inteligente
    O projeto “São Gonçalo Mais Feliz: Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal”, da prefeitura de São Gonçalo do Abaeté (MG) levou o prêmio.

Leia também: Acessibilidade dos estabelecimentos pode ser avaliadas por usuários de aplicativo

A jornalista viajou a Curitiba a convite do Smart City Expo Curitiba

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login