A startup brasileira Eccaplan lançou uma calculadora para que qualquer pessoa compense suas emissões de CO2. O objetivo da empresa é estimular os usuários a conhecerem seu impacto ambiental no dia a dia, considerando os meios de transporte que utilizam.
Com a ferramenta, tanto pessoas físicas quanto empresas podem medir e entender os impactos nas emissões de carbono durante seus trajetos. A calculadora considera os meios de transporte utilizados para ir e voltar do trabalho, eventos sociais ou até viagens.
Além disso, as pessoas também podem verificar emissões decorrentes de consumos diários com alimentação, moradia, vestuário, entre outros. Com isso, fica mais clara a compreensão dos impactos de cada decisão.
Por meio da plataforma Carbon Fair, é possível fazer a simulação do trajeto, por qualquer meio de transporte. Em seguida, o usuário obtém um número referente à emissão gerada e o quanto poderá compensar por meio da compra do crédito de carbono. A própria Eccaplan possibilita esta compra no momento do cálculo.
Já em outra área do site, é possível fazer o cálculo da “pegada de carbono” referente a um ano inteiro. Nesta simulação, é preciso responder um questionário alternativo que fará com que a calculadora some as emissões, dê a opção de como compensar e, até mesmo, gere um comparativo do quanto equivalem.
Para empresas e organizadores de eventos, a ferramenta traz outras funcionalidades. Por meio da análise dos dados fornecidos por essas empresas, é possível criar estratégias de redução de carbono e a oportunidade de fazer uma contribuição, viabilizando projetos socioambientais certificados de neutralização, como agricultura regenerativa, preservação da Amazônia e energia renovável.
A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade foi fundada em 2008 com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP. Desde então, tem desenvolvido programas de ação e educação contra as mudanças climáticas. Assim como projetos socioambientais, estratégias, produtos e serviços para empresas, instituições de ensino, promotores e organizadores de eventos.
“Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira e a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos. Queremos conectar, de forma transparente, simples e efetiva, projetos socioambientais, empresas e pessoas”, explica Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, em nota.
De acordo com o executivo, ao medir, entender e reduzir as emissões de carbono, qualquer pessoa se torna um agente de mudança positiva, promovendo um futuro mais sustentável e contribuindo para a redução dos danos ambientais. “A calculadora desempenha um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, fornecendo uma maneira eficaz de contribuir para a redução do aquecimento global”, afirma Fernando.