Startups colaboram no enfrentamento da pandemia | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Startups colaboram no enfrentamento da pandemia

Por: Daniela Saragiotto . 25/06/2020
Meios de Transporte

Startups colaboram no enfrentamento da pandemia

Ações como descontos em corridas ou informações atualizadas sobre o transporte público em tempo real facilitam a jornada de quem precisa sair de casa

3 minutos, 44 segundos de leitura

25/06/2020

motorista-da-sity - Paradoxo da Mobilidade
Aplicativo Sity cria fundo para oferecer descontos em corridas até o dia 30/06. Foto: Divulgação

Diversas empresas de mobilidade urbana têm adaptado suas operações para este momento, ajudando a população a enfrentar a pandemia do coronavírus de diferentes maneiras. Um exemplo recente nesse sentido vem da Sity Inc., empresa brasileira que desenvolveu um aplicativo de transporte que acaba de anunciar a criação de um fundo de R$ 2 milhões para oferecer descontos em corridas a quem precisa sair de casa.

Até o dia 30 de junho, profissionais como médicos, enfermeiros, jornalistas, bancários, entre outros, podem obter até 30% de desconto em cada deslocamento, inserindo um código diretamente no app. A ação faz parte da campanha batizada de “É Preciso” e os descontos valem para usuários de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.

Para Fernando Ângelo, CEO da Sity, a campanha colabora com a segurança daqueles que estão trabalhando em serviços essenciais. “Estamos todos vivenciando um momento desafiador como sociedade e queremos contribuir para proporcionar mais opções de cuidado com a saúde a quem precisa estar nas ruas durante a quarentena, sejam eles médicos, enfermeiros, profissionais de outros setores essenciais ou pessoas que precisam retomar suas atividades”, explica.

A Sity foi criada em 2017 e, no início deste mês de junho, expandiu sua operação para dez novas cidades: Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul; Florianópolis, em Santa Catarina; Cascavel e Curitiba, no Paraná; Vitória, no Espírito Santo; Belo Horizonte, em Minas Gerais; Salvador, na Bahia; Goiânia, em Goiás, e Brasília, no Distrito Federal.

Até então, a empresa operava somente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Pouco antes da expansão, a Sity contabilizava a marca de 100 mil passageiros ativos e mais de 20 mil motoristas em São Paulo, seu maior mercado.

A expectativa é chegar ao fim do ano com 80 mil motoristas e mais de 2 milhões de passageiros. Seu diferencial, segundo a empresa, é a cobrança de taxas menores dos motoristas parceiros, na comparação com o mercado, que ficam em torno de 10% do valor das corridas.

Como obter desconto nas corridas

Para usufruir do benefício, os profissionais que representam as classes mencionadas devem inserir o código “ÉPRECISO”, na aba “Cupons” do aplicativo. Isso feito, o usuário obtém o desconto de até 30% em cada corrida realizada.

“Queremos oferecer aos nossos passageiros a oportunidade de viajar pelas cidades com conforto e qualidade. Além disso, a oferta de descontos e preços nos locais em que operamos nos permite empoderar essas pessoas para que possam escolher uma maneira mais segura para se deslocar, livre de aglomerações”, conclui o CEO da Sity.

Informação sobre o transporte público

Escritório Quicko em São Paulo. Foto: Divulgação

Outra iniciativa vem do Quicko APP, aplicativo de mobilidade urbana que integra diferentes modais de transporte para traçar rotas aos usuários, que está lançando uma nova funcionalidade: uma central de notificações com as principais notícias em tempo real sobre o sistema de transporte público em São Paulo. Com a nova ferramenta, os usuários poderão saber se há mudanças ou intervenções nas linhas de ônibus, metrô ou mesmo de trem.

Por meio do app, é possível visualizar todas as informações postadas em perfis oficiais das operadoras do transporte público no Twitter, como SPTrans, Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

“Trabalhamos para oferecer aos usuários, por meio da tecnologia, o melhor caminho de acordo com suas preferências. Agora, com a Central de Notificações, o Quicko APP se torna também um provedor de informações em tempo real”, explica Pedro Somma, CEO da Quicko.

Para trabalhadores dos serviços essenciais, que não podem seguir a recomendação de isolamento, o aplicativo pode ser um poderoso aliado. Com as mudanças nas operações do sistema de transporte público devido à queda de demanda, fica difícil saber qual o melhor caminho e o horário que o transporte vai chegar.

O app mantém as informações sobre ônibus, metrô, trens, táxis e outros modais de transporte diariamente atualizadas. É possível conferir desde linhas de ônibus alteradas até as estações do Metrô e da CPTM que estão com entradas e saídas secundárias fechadas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login