Tarifas de pedágio têm redução de 9% em rodovias paulistas

Atualmente, a tarifa básica para carros varia de R$ 9,40 na praça de Itápolis (SP-333) a até R$ 20,70, na praça de Araraquara (SP-310). Foto: Getty Images.

07/05/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 56 segundos

As tarifas de pedágio de rodovias paulistas apresentaram uma redução de 9% desde o dia 1º de maio. A medida entrou em vigor em sete praças do Lote Noroeste, nas regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, Ribeirão Preto e Barretos.

De acordo com o Governo do Estado, a redução entrou em vigor em uma malha de 442 km, que será transferida para a EcoNoroeste. Contudo, o percentual de queda vai variar de acordo com o ponto de cobrança dos pedágios.

Atualmente, a tarifa básica para carros varia de R$ 9,40 na praça de Itápolis (SP-333) a até R$ 20,70, na praça de Araraquara (SP-310). Já as motos pagam em média a metade do valor da tarifa básica do automóvel.

Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a EcoNoroeste vai assumir a operação da malha que estava sob responsabilidade da empresa Triângulo do Sol. A concessionária venceu uma licitação que também prevê cobrança reduzida para motoristas que usam o trecho com frequência.

“O desconto médio de 9% nas tarifas é um dos grandes benefícios para o usuário nesta concessão. Esse abatimento pode chegar a até 95% para quem passa muitas vezes pela mesma praça de pedágio. Além disso, também haverá investimentos na modernização da malha viária para garantir mais segurança e agilidade ao tráfego”, afirma o diretor geral da Artesp, Milton Persoli, em nota.

Desconto para sistemas automáticos de pagamento e tecnologias

Além desta redução, os veículos equipados com sistemas automáticos de pagamento terão desconto adicional de 5%, segundo o Governo do Estado. Além disso, haverá o Desconto de Usuário Frequente, que concede abatimento de até 95% para os motoristas que mais trafegam pelas mesmas praças de pedágio a cada mês. Contudo, o benefício estará disponível para quem utiliza pagamento automático.

Em maio, começou também a cobrança de pedágio para motos. Segundo o Governo do Estado, a medida estava prevista nos contratos de concessão desde 2009.

O Lote Noroeste também terá novas tecnologias nos pedágios, como pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação que já existe em 99 praças das rodovias concedidas do Estado.

Já a partir do segundo ano do contrato, a concessionária vai implementar de forma gradual o Sistema Automático Livre. Com isso, a cobrança será 100% automática por meio de pórticos com sistemas eletrônicos de controle de fluxo e identificação de veículos.

Outro recurso que estará disponível será a pesagem de caminhões na própria faixa de rolamento, também por meio de sensores automatizados. As rodovias também terão câmeras com análise inteligente para detecção de veículos parados ou presença de pedestres na pista, permitindo ações mais rápidas de atendimento e socorro.

Concessão

O Lote Noroeste, que ficará sob administração da EcoNoroeste, abrange 600 km de rodovias. Além disso, a malha total também inclui segmentos ainda sob concessão da Tebe e que ainda serão transferidos para a nova concessionária.

Segundo o Governo do Estado, o contrato prevê investimentos de R$ 13,9 bilhões, entre obras e operações, ao longo de 30 anos. A estimativa é que a concessão gere até 26 mil empregos entre 2023 e 2027.