No último sábado (24), a passagem do ‘tatuzão’ provocou interdição em um ponto da Freguesia do Ó, bairro localizado na Zona Norte de São Paulo. Uma parte do solo cedeu durante as obras de perfuração. O bloqueio de um trecho da avenida Miguel Conejo também causou o impedimento das atividades em alguns prédios comerciais na região.
De acordo com a Linha Uni, esse é um procedimento comum da movimentação do equipamento no subsolo. Conforme divulgado em nota, “a ação de [interdição] é necessária em função da frágil geologia do local”. Algumas linhas de ônibus também tiveram seu trajeto desviado por causa do evento.
A empresa é responsável pela construção e operação da Linha 6-Laranja do metrô, que terá 15,3 km. A entrega está prevista para 2025. As obras foram interrompidas para análise e, até o momento, o ‘tatuzão’ também está parado.
‘Tatuzão’ é o apelido popular dado pelos paulistanos à máquina, cujo nome correto é tuneladora. O nome surgiu durante a construção do trecho entre as estações Liberdade e Luz. O equipamento em formato cilíndrico, assim como o mamífero, é capaz de cavar túneis embaixo da terra em alta velocidade. De acordo com o governo do Estado de São Paulo, a tuneladora tem capacidade para perfurar de 12 a 15 metros por dia.
O aumentativo no nome foi necessário para representar todos os 109 metros de comprimento da máquina e seus 10,61 metros de diâmetro. Alto como um prédio de 20 andares, o equipamento pesa cerca de 2.000 toneladas.
Conforme os discos frontais giram, perfurando a terra, o restante do corpo da máquina dá conta de todos os outros processos. O material retirado do solo é transportado para a parte de trás do ‘tatuzão’. Ao mesmo tempo, a tuneladora instala anéis de concreto e fibras de aço sobre a estrutura obstruída, para dar apoio à escavação.
Por dentro, o ‘tatuzão’ conta com uma estrutura completa de apoio aos operários. Refeitório, unidade de enfermagem e a cabine de comando são algumas das principais partes.
Novas peças da tuneladora que vai escavar o trecho Vila Prudente-Penha na Linha 2-Verde foram transportadas na última semana, na capital. De acordo com o metrô, foram 6 carretas com comprimento entre 40 e 60 metros.
O equipamento tem 98 metros de comprimento, 11,66 metros de diâmetro e pesa 2,1 mil toneladas e leva o nome de Cora Coralina. A máquina começará a escavar os 7,5 km de túneis na expansão da Linha 2-Verde no segundo semestre deste ano.