Dubai projeta oferecer serviço de táxi aéreo elétrico até 2026 | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Dubai projeta oferecer serviço de táxi aéreo elétrico até 2026

Por: Redação Mobilidade . 16/02/2024
Planeta Elétrico

Dubai projeta oferecer serviço de táxi aéreo elétrico até 2026

Modelo do veículo consegue transportar até quatro passageiros em uma velocidade de 320 km/h

1 minuto, 53 segundos de leitura

16/02/2024

Por: Redação Mobilidade

Táxi aéreo em Dubai
Serviço também contará com a construção de quatro vertiportos pela cidade. Foto: Divulgação/Joby

A Autoridade Rodoviária e de Transporte (RTA) de Dubai assinou um acordo com a californiana Joby Aviation, para implementar um serviço de táxi aéreo na capital dos Emirados Árabes Unidos. A previsão das empresa de aeronaves elétricas, é de que o serviço esteja operando até 2026.

Leia também: China inicia demonstração de carro voador para turismo

A aeronave, classificada como um eVTOL, consegue transportar um piloto e quatro passageiros, a uma velocidade de 320 km/h. Com base nessa velocidade, a estimativa é de que uma viagem do Aeroporto Internacional de Dubai a Palm Jumeirah, ilha turística da região, leve apenas 10 minutos. Atualmente, o mesmo trajeto realizado de carro leva, em média, 45 minutos.

O acordo, assinado na Cúpula Mundial de Governos em Dubai, confere a Joby o direito exclusivo de operar táxis aéreos em ‘carros voadores‘ por seis anos, a partir do início das atividades.

“O acordo histórico de hoje reúne todos os três ingredientes necessários para lançar com sucesso um serviço de táxi aéreo – um caminho definitivo para as operações, infraestrutura bem posicionada apoiada por parceiros dedicados e uma aeronave com capacidade e alcance para realizar viagens significativas”, afirmou JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby.

Estrutura aérea de Dubai

Além do acordo para a operação, a Joby também se uniu à Skyports para a construção de quatro pontos de vertiporto na capital. Inicialmente, os estudos têm avaliado o Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), Palm Jumeirah, Dubai Marina e Dubai Downtown como possíveis locais de lançamento do serviço.

De acordo com a empresa, os estudos iniciais também considerarão a localização de outras atividades comerciais globais em Dubai e em toda a região.

Leia também: ‘Carro voador’ elétrico sem piloto a bordo é lançado no Brasil

Em novembro do ano passado, aconteceu o primeiro voo de táxi aéreo em Nova York. Ainda em 2023, a empresa iniciou a produção na fábrica da Califórnia. Em junho, também concluiu a primeira entrega de um veículo elétrico para táxi aéreo para o Departamento de Defesa dos EUA.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login