Linha 7-Rubi passa a ser operada pela TIC Trens a partir de hoje

Buscando sugestões para:


Publicidade

Linha 7-Rubi: TIC Trens assume hoje a concessão pelo período de 30 anos

Por: Vitor Queiroz . 26/11/2025
Mobilidade para quê?

Linha 7-Rubi: TIC Trens assume hoje a concessão pelo período de 30 anos

Responsabilidade da empresa será renovar as estações e projetos como o trem que ligará São Paulo à Campinas

1 minuto, 55 segundos de leitura

26/11/2025

Trem da Linha 7-Rubi com nova identidade visual
Trem da TIC Trens na Linha 7-Rubi terá nova identidade visual internamente e externamente, mudando as cores do veículo. Foto: Divulgação / TIC Trens

Hoje, 26 de novembro, a TIC Trens assume oficialmente a concessão de 30 anos da Linha 7-Rubi, com compromisso, segundo a empresa, de modernizar as 17 estações do ramal ferroviário, que vai de Palmeiras-Barra Funda até Jundiaí, totalizando 57 km de extensão. Além de transportar atualmente cerca de 400 mil passageiros por dia durante a semana, a frota é composta por 30 trens com 8 vagões cada.

O segundo objetivo condicionado à empresa é de implantar o Trem Intercidades (TIC) do Eixo Norte, ligando São Paulo a Campinas, e Trem Intermetropolitano (TIM), que unirá Jundiaí e Campinas. Segundo os projetos, a ligação do TIC será direta e sem paradas, enquanto o TIM realizará fará três paradas: Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Leia também: Expansão da Linha 2-Verde do Metrô de SP será escavada com o maior ‘tatuzão’ da América Latina

Segundo a TIC Trens, o investimento total para a implantação do TIC, que deverá começar em 2031, e do TIM, previsto para 2029, deve ser de R$ 14,2 bilhões. A empresa calcula que o projeto poderá gerar até 10,5 mil empregos diretos e indiretos.

A Linha 7-Rubi servirá de base de operações para a TIC Trens, que deve, segundo o cronograma, modernizar as estações e a linha a partir de maio de 2026.

Linha 7-Rubi receberá nova identidade visual

Ainda de acordo com a empresa, os trens da Linha 7-Rubi receberão uma nova identidade visual interna e externa com as cores institucionais da companhia, que são azul, laranja e vermelho escuro. Os vagões possuirão alças pega-mão em dois tamanhos, oferecendo opção para quem é mais baixo que a barra de apoio no teto dos vagões. De acordo com a TIC Trens, toda a frota deverá estar padronizada até o primeiro semestre de 2027.

Leia mais: Caminhão elétrico cruza Brasil de Sul a Norte com 91 recargas

Para reforçar a manutenção e operação da linha, a TIC Trens já conta com alguns equipamentos como viaturas de atendimento a emergências médicas e motocicletas. Além disso, segundo a empresa, já foram adquiridos 21 mil dormentes e 10 km de trilhos para que comece a substituição dos primeiros dez quilômetros na via permanente, que deve ocorrer entre dezembro deste ano e novembro de 2026.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login