Tour de France: Como acompanhar a famosa prova de ciclismo de estrada ‘morando’ em um motorhome

Estima-se que , a cada ano, cerca de 10 mil motorhomes seguem de perto a prova de ciclismo de estrada mais famosa do mundo. Foto: Mônica Manir/Estadão

06/08/2024 - Tempo de leitura: 5 minutos, 12 segundos

Maior e mais importante corrida de bicicletas do mundo – há quem o aponte como o evento esportivo de maior audiência presencial do planeta –, o Tour de France é um espetáculo ambulante que vale ser contemplado nos detalhes, dia a dia, algo que um veículo recreativo favorece.

Afinal, trata-se basicamente de um megacompetição estradeira. Tirando poucos trechos de cascalho, os quase 3,5 mil km da corrida se passam em estradas pavimentadas primordialmente vicinais, com uma arquibancada gratuita nos acostamentos.

Poder acampar sobre quadro rodas à beira do asfalto pelo qual desfilarão 176 ciclistas e levantar o toldo atrás da próxima etapa sem se preocupar com reservas em hotéis, com o fazer e desfazer malas, com check-ins e check-outs e com filas em restaurantes é visto por muitos como um privilégio. A flexibilidade para ir e vir, aliás, é uma das bandeiras mais divulgadas pelos amantes dos motorhomes.

Cenário do Tour de France também ajuda

Durante três semanas, os ciclistas percorrem um roteiro de charme que por si só já vale a decisão de acompanhá-lo numa casa itinerante. Na 111ª edição da competição, ocorrida entre 29 de junho e 21 de julho, o percurso começou por cidades italianas turísticas, como Bolonha e Florença, passou por localidades aconchegantes ainda na Itália e adentrou por paraísos cinematográficos da Riviera francesa. Por ser um automóvel alto, o panorama fica ainda mais vasto para os ocupantes.

Outro ponto favorável é o clima de comunidade que ronda aqueles que fazem opção por esse meio de transporte. Nos campings ou em estacionamentos improvisados em meio à natureza dos Alpes, é possível conhecer fãs de diferentes proveniências trocando figurinhas, experiências e informações numa atmosfera, em geral, superamigável, simples e de mente arejada.

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Competição com 176 ciclistas passou por várias estradas e cidades da França. Foto: Mônica Manir/Estadão

Custo diário do motorhome

Estima-se que, a cada ano, cerca de 10 mil motorhomes acompanhem o Tour de France, seja de ponta a ponta, seja em etapas esparsas. Há modelos pensados para a família toda, para grupos menores, para duplas. Aqueles que desejam cultivar a vida nômade para além do Tour ou de outras competições do gênero, como o Giro d’Italia e a Vuelta a España, invarialvemente compram motorhomes e os customizam de acordo com o gosto, a necessidade e as posses.

Mas o aluguel tem sido uma opção bastante procurada, em especial se a vontade mesmo é de circunscrever a viagem à competição, estendendo para o período que sobra das férias. Um aluguel de motorhome na França num modelo básico como o campervan – vans comuns modificadas que compactam até duas camas sobrepostas e uma pequena cozinha e são mais fáceis de pilotar e estacionar – costuma ser próximo de € 110 por dia, mas o custo diário pode chegar a € 160, considerando também o pacote com quilometragem estendida e o pacote premium de seguro e assistência. Os preços nessa época são mais salgados, em função da alta temporada.

O consumo de gazole (o diesel, em francês) dessas campervans gira em torno de 9 km/l na estrada, ao custo de cerca de € 1,85 por litro. Os fabricantes indicam que se coloque também um aditivo (AdBlue) que, apesar de ter blue no rótulo, é transparente. Usado em motores diesel para reduzir a emissão de gases, condiz com a proposta de reduzir a poluição nas estradas e no ar, não é tóxico e pode ser encontrado em supermercados.

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‘Esquenta’ para a viagem

Pode ser uma boa fazer um test-drive no Brasil antes de optar pelo motorhome na Europa ou nos EUA, outro destino bastante carismático. Por comparação, no entanto, o País ainda pedala com bicicleta de rodinhas em termos de viagens com motorhomes. Mas o cenário vem mudando depois da pandemia, com aumento de cerca de 40% na procura por veículos recreativos. “Há aproximadamente 20 mil equipamentos rodando pelo País”, afirma Marcus Pinto, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates (Anfatre). Ele se refere a cerca de 99% de trailers e uma minoria de motorhomes.

Os EUA, segundo Marcus, produziram 600 mil desses equipamentos em 2022, cinco vezes mais do que o Brasil fabrica de caminhões e ônibus anualmente. E, neste verão, 34 milhões de americanos devem rodar pelos EUA em trailers e motorhomes.

É uma questão de mudança de chave no estilo de vida, afirma Marcus Pinto, também dono da Itu Trailer, empresa sediada na cidade do interior que lhe dá nome e é revendedora exclusiva das marcas Winnebago e Jayco no Brasil.

“Depois da pandemia, as pessoas ficaram mais minimalistas, passaram a investir mais no dia de hoje e querem um convívio mais saudável, sem distinção de classe social, como costuma acontecer nos campings.” Marcus Pinto, presidente da Anfatre

Felipe Rodrigues, coordenador de marketing da Expo Motorhome, destaca que a pandemia catalisou a modalidade também por ter impulsionado o home office. A Expo Motorhome, maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, tem sua 8ª edição prevista para o período de 13 a 17 de novembro, na cidade de Pinhais (PR).

Por falar em campings, deve haver cerca de 5 mil deles no País, e a Anfatre busca parceiros  e alternativas nesses bastidores estruturais, como praças de pedágio, parques e redes de postos, que possam acolher os caravanistas com mais segurança.

Outra característica dos clientes que se interessam por veículo recreativo no Brasil tem a ver com o esporte. Quem deseja treinar ou participar de competições de motocross e mountain bike, por exemplo, pode levar a família junto na van para que se acomodem melhor, curtam a natureza e a interação com outras famílias – e ainda torçam na linha de chegada, bien sûr. Allez, allez!

Tour de France em 2024

  • 111ª edição da competição
  • 176 ciclistas envolvidos
  • 21 etapas
  • 3.492 km de estradas