Tour de France: 10 dicas para ver a competição em 2025
Confira alguns pontos de atenção para garantir que a experiência seja especial e sem perregues
3 minutos, 19 segundos de leitura
06/08/2024
Por: Mônica Manir
Para acompanhar a prova no ano que vem, é bom se programar com antecedência. Há várias fontes online com ótimas dicas e truques para evitar perrengues na viagem. Veja, a seguir, alguns tópicos importantes:
1. A programação das primeiras etapas do Tour de France 2025 já foi divulgada. A prova terá início no dia 5 de julho de 2025 e percorrerá o norte do país. É possível acompanhar todas as etapas ou escolher algumas. A sugestão é selecionar pelo menos uma que valorize as montanhas, para ver bem de perto a performance dos ciclistas escaladores, e outra mais plana, perfeita para os sprinters. Saiba mais em Le Tour
2. A partir desse roteiro, parta para o aluguel do motorhome. Procure locadoras de renome e, ainda assim, cheque com lupa as reclamações que eventualmente tenham sido postadas quanto a serviços e suporte prometidos, mas não prestados.
3. Para viajar de motorhome na Europa, serve uma carteira de motorista de categoria B (desde que o veículo não passe de 3,5 toneladas) ou então a C, para aqueles de maior porte. Para motoristas com menos de 25 anos, é comum uma taxa de condutor jovem. A idade máxima costuma ser definida pelas locadoras.
4. Não saia do Brasil sem seguro, de preferência um premium, para ter assistência na estrada e um eventual veículo de substituição.
5. O pacote de quilometragem define o quão longe é possível viajar por dia num preço fixo. Caso não queira essa amarra, opte pela quilometragem ilimitada — mais custosa, obviamente.
Locadoras oferecem à parte o aluguel de bikes dobráveis, que podem ser levadas no bagageiro
6. Importante lembrar que o motorhome é um veículo de dimensão considerável, o que implica cuidado em estradas estreitas e tortuosas, muito presentes ao longo do Tour. Já nas cidades, especialmente as mais turísticas, talvez não seja fácil parar em estacionamentos, que propositalmente limitam a altura na entrada.
7. Há um horário em que as estradas são fechadas para a passagem dos ciclistas do Tour, o que é divulgado anteriormente por aplicativos e anúncios nas próprias estradas. Nos trajetos mais concorridos, vale chegar no dia anterior.
8. Reserve campings com antecedência no trajeto que escolheu, e não apenas por questão de segurança. Els serão necessários para reabastecimento de água e energia. Aproveite o banheiro do lugar para esvaziar o reservatório de esgoto, ou seja, a caixa com dejetos. E também para esvaziar o tanque de água cinza, aquela usada nas pias e durante o banho.
9. Atente-se ao botijão de gás. Ele precisa ser desligado antes de dar a partida no veículo e, dependendo do consumo imaginado, recomenda-se incluir mais um cilindro no pacote dos extras opcionais. Esses extras, aliás, abrangem roupa de cama e banho, churrasqueira, assento para bebês e pastilhas biodigestoras para jogar no vaso sanitário, que decompõem os resíduos e permitem uma fragrância mais agradável não só no banheiro como no veículo todo.
10. É interessante alugar cadeiras e mesinha para lanchar enquanto se espera pelos pelotões ou mesmo para confraternizar na estrada ou nos campings. Algumas locadoras também oferecem o aluguel à parte de bicicletas dobráveis, que podem ser transportadas no bagageiro do motorhome, mas roubam um pouco o espaço das malas.
Certos modelos permitem que as bikes sejam carregadas em um suporte na traseira do veículo. De qualquer forma, não descarte as “magrelas”. É bem possível que bata o desejo de reproduzir o trajeto consagrado por grandes nomes do ciclismo de estrada, como o esloveno Tadej Pogacar, tricampeão do Tour de France (ele venceu a competição em 2020, 2021 e 2024), e o dinamarquês Jonas Vingegaard, bicampeão da prova (venceu em 2022 e 2023), mas na dimensão dos mortais.
Leia também. Tour de France: Saiba como acompanhar a famosa prova de ciclismo ‘morando’ em um motorhome
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários