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Transição energética. Niterói investe R$ 179 milhões na compra de 50 ônibus elétricos

Por: Mário Sérgio Venditti . Há 3h
Mobilidade para quê?

Transição energética. Niterói investe R$ 179 milhões na compra de 50 ônibus elétricos

Novos veículos do modelo Azure A12 BR, adquiridos da chinesa Higer Bus, começarão a circular na cidade do Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2025

4 minutos, 4 segundos de leitura

17/12/2024

Veículo tem 12,20 metros de comprimento, transporta 70 passageiros e a bateria CATL de 385 kWh entrega autonomia de 270 quilômetros. Foto: Divulgaçã/TEVX

O movimento ainda é lento, mas muitas cidades brasileiras já estão empenhadas em constituir frotas de ônibus elétricos para o transporte público. Depois de São Paulo e São José dos Campos (SP), Cascavel (PR), Brasília (DF) e Salvador (BA), agora é a vez de Niterói (RJ)

A prefeitura do município acaba de firmar a compra de 50 ônibus elétricos da fabricante chinesa Higer Bus, com entrega inicial de 30 unidades ao longo dos próximos seis meses. O sistema de pregão eletrônico foi vencido pela empresa TEVX Motors Group, representante da Higer no Brasil, em negociação que vai totalizar R$ 179 milhões.

Antes de finalizar a aquisição, Niterói realizou, em novembro, uma série de testes operacionais com modelos de várias marcas, avaliando autonomia e parâmetros técnicos. O Azure A12 BR, da Higer Bus, levou a melhor ao receber a aprovação dos usuários e da equipe que analisou os veículos.

“Um dos diferenciais do Azure é a solução integrada do monobloco”, diz Cadu Souza, CEO da TEVX. “No primeiro momento, é normal haver certa rejeição com esse sistema de construção de chassi, mas depois as pessoas notam as vantagens, como a leveza do ônibus que causa um impacto menor no pavimento das ruas.”

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Ônibus elétrico com acessibilidade

Modelo tem piso 100% baixo, que facilita a acessibilidade, e o baixo nível de ruído. Foto: Divulgação/TEVX

Outra característica do modelo escolhido por Niterói é o piso 100% baixo, que facilita a acessibilidade, e o baixo nível de ruído. Ar-condicionado, wi-fi, portas, USB e telas de LED compõem a lista de equipamentos do Azure, que aumenta o conforto dos usuários. O veículo tem 12,20 metros de comprimento, transporta 70 passageiros e a bateria CATL de 385 kWh – que será recarregada pelos equipamentos da empresa Nansen – entrega autonomia de 270 quilômetros. “A manutenção é 65% mais barata em comparação aos ônibus diesel e os custos de combustível caem 80%”, afirma Souza.

Segundo a prefeitura de Niterói, os novos coletivos elétricos vão operar cobrando a mesma tarifa dos veículos com motorização convencional. Ela estima que cada unidade evitará a emissão de 115 toneladas de gases de efeito estufa (GEE) por ano, o equivalente ao plantio de 800 árvores.

A TEVX participa de outras licitações no País e ganhou também o processo do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ) para o fornecimento de ônibus Azure de duas portas, que servirão as linhas intermunicipais. “Um dos nossos diferenciais é conseguir personalizar o veículo de acordo com a demanda do cliente”, revela o CEO.

Hoje, o principal desafio da TEVX e da Higer tem sido conter a volatilidade do dólar no mercado brasileiro, sem incidir os constantes aumentos da moeda americana nos preços finais dos ônibus. Recentemente, Souza viajou para a China com o intuito de negociar a manutenção dos preços com os dirigentes da Higer. “É um cenário que precisa da ajuda da matriz e ela entendeu perfeitamente a situação”, destaca Cadu Souza.

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Novidades à vista

Evitar a disparada dos preços dos veículos é uma estratégia diretamente relacionada aos planos da joint venture TEVX Higer no País. Em novembro, a companhia anunciou no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran) a intenção de importar, no primeiro trimestre de 2025, o caminhão EON E-Truck 6×4 e peso total bruto (PBT) de 49 toneladas, furgões usados principalmente no serviço de entregas do e-commerce e caminhões menores destinados, por exemplo, à coleta de lixo e lavagem de ruas.

“O EON E-Truck possui bateria CATL de última geração, mais compacta e eficiente, e grande capacidade para o transporte de cargas pesadas e minérios”, revela o CEO.

Importar caminhões e veículos comerciais elétricos ajudará a empresa a sentir a receptividade de seus produtos pelo mercado. Em seguida, o passo da TEVX Higer será bem mais ambicioso: construir uma fábrica no interior do Estado de São Paulo, com inauguração prevista para 2026. Na primeira fase, ela receberá os lotes de peças e componentes para fazer a montagem internamente. A ideia, porém, é fazer a transição para a produção local.

Com investimento de US$ 110 milhões nos dois primeiros anos, a nova fábrica terá capacidade instalada de 400 veículos produzidos por ano em um turno e vai gerar de 150 a 200 empregos diretos. “No primeiro ano, vamos fabricar ônibus, com a expectativa de expandir para a produção de caminhões e vans”, finaliza o executivo da TEVX.

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