Transporte aquático gratuito pode sair do papel em Maricá (RJ)

Buscando sugestões para:


Publicidade

Transporte aquático gratuito pode sair do papel em Maricá (RJ)

Por: Isabel Lima . Há 44 min
Mobilidade para quê?

Transporte aquático gratuito pode sair do papel em Maricá (RJ)

Futuramente, novo modal pode ligar a Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro

3 minutos, 5 segundos de leitura

27/08/2025

Prefeitura de Maricá já apresentou protótipo do futuro transporte aquático gratuito da cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá
Prefeitura de Maricá já apresentou protótipo do futuro transporte aquático gratuito da cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá

A partir de 2026, moradores de Maricá (RJ) terão acesso a mais um dispositivo de mobilidade urbana gratuito. O “Vermelhinho das Águas” será o transporte aquático gratuito nas lagoas da cidade. Futuramente, as viagens devem chegar ao aeroporto Santos Dumont e até em outras cidades.

Leia também: Aquático-SP transportou 500 mil pessoas em um ano de funcionamento

De acordo com a Prefeitura de Maricá, serão duas opções de barcos, um para passageiros e outro para cargas, inclusive refrigeradas. Aliás, o início dos testes está previsto para ocorrer no início de 2026. Nesse estágio, as primeiras rotas do transporte aquático estarão definidas. Já as obras de infraestrutura começam após o período de desenvolvimento do projeto, com duração de 90 dias a partir da assinatura do acordo.

Esse acordo foi formalizado em 11 de agosto, em uma parceria entre a prefeitura, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Estão previstas estações nas orlas das Amendoeiras, em São José do Imbassaí; do Parque Nanci e de Araçatiba; além de pontos na Barra de Maricá, Jacaroá, Bambuí e Guarapina. Além disso, haverá integração ao “Caminho das Artes”, um futuro complexo de lazer e cultura com museus, praça, espaço de convivência e áreas de recreação.

“A partir desse novo modal, os cidadãos vão poder circular pelas lagoas de Maricá gratuitamente. Vamos melhorar também o fluxo de cargas. Tudo está planejado, assim como um ferryboat no futuro, que vai ligar Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont. É uma revolução”, diz o prefeito Washington Quaquá (PT).

Custos de um transporte aquático gratuito

Conforme a prefeitura, ainda não há definição se os recursos para viabilizar a gratuidade desse transporte virão dos royalties de petróleo. Porém, o prefeito ressalta que antes mesmo da cidade arrecadar os royalties, já havia implementado o transporte público gratuito.

“Uma vez estabelecidas futuramente rotas para fora de Maricá, com outras cidades, novos estudos serão feitos para averiguar se alguma cobrança intermunicipal será implementada”, diz a prefeitura. A primeira definição de rota deve ocorrer ainda em setembro deste ano.

Durante o período de estudos, a Codemar e o DNIT dividem os custos. Já a definição sobre o modelo de financiamento e a operação após a fase de testes dependerá dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental em andamento.

Como funciona o “Vermelhinho das Águas”?

Para viabilizar o transporte humano e de cargas, haverá dois modelos de embarcações. De acordo com a prefeitura, o de passageiros terá assentos para 20 pessoas e espaço para equipamentos de segurança. Por outro lado, a embarcação de cargas não terá bancos e contará com uma adaptação para acomodar cargas refrigeradas.

Para as embarcações de carga, o desafio inicial é distribuir, diariamente, cinco toneladas de frutos do mar, além de atender a outros setores que serão incorporados. Aliás, a definição da capacidade de transporte da embarcação ocorrerá a partir de estudos técnicos específicos.

Além disso, a prefeitura afirma que o sistema das lanchas será ecológico. Para isso, deve funcionar sem uso de combustíveis fósseis. Portanto, as lanchas serão movidas a baterias elétricas, com uso de energia solar.

“O motor é uma turbina que gera o impulso necessário sem revolver o fundo da lagoa, onde há organismos importantes para o ecossistema”, afirma a prefeitura.

Leia também: Maior túnel subaquático do mundo ficará pronto em 2029. Saiba onde será

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login