Trem entre Porto Alegre e Gramado deve sair do papel
Em uma hora, trem ligará a capital gaúcha a um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul

O projeto que promete transformar a ligação entre Porto Alegre e a região turística de Gramado e Canela em uma viagem de apenas uma hora deve sair do papel. O governador Eduardo Leite (PSD) assinou a autorização para que a iniciativa privada implante, opere e explore a futura ferrovia. Essa medida é inédita no País em nível estadual. A distância entre as duas cidades é de cerca de 100 km.
Leia também: Já pensou em operar um trem? Empresa oferece curso gratuito em SP
A previsão é que o serviço comece a operar em 2032, com duas vias férreas (uma para cada sentido). Os trens serão movidos a eletricidade e diesel, reduzindo emissões e oferecendo mais conforto e segurança.
De acordo com o governo gaúcho, o investimento está estimado em R$ 4,5 bilhões. Esse recurso será custeado e capitaneado pela SulTrens. Criada em janeiro de 2024 para este projeto, a SulTrens é a parceria entre as empresas RG2E Engenharia Consultiva, STE Serviços Técnicos de Engenharia e BF Capital Assessoria em Operações Financeiras.
O trem entre Porto Alegre e Gramado
O projeto prevê estações terminais próximas ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela. Também estão em estudo uma ou duas estações adicionais próximas a Gramado. De acordo com administrador da SulTrens Renato Ely, as estações devem ser de uso exclusivo a condomínios residenciais, futuramente planejados pela concessionária. Nesse modelo, os moradores podem se deslocar entre a Serra e a capital gaúcha em cerca de 50 minutos.
A ferrovia vai passar por 19 municípios e ter área de influência em 22, incluindo:
- Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval e Três Coroas.
Aliás, o trajeto contará com 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos, incluindo uma estrutura sobre a FreeWay (BR-290) e nove túneis.
A estimativa é a geração de 22,7 mil empregos diretos e indiretos ao longo da implantação e operação. Conforme o governador Eduardo Leite, a obra vai fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo na Serra Gaúcha, hoje um dos destinos mais visitados do Brasil.
Marco Legal e modelo de outorga
O contrato segue o Marco Legal das Ferrovias (Lei nº 14.273/2021), que permite a exploração privada de malhas por outorga de autorização, sem necessidade de licitação. Ou seja, nesse modelo, cabe à empresa, chamada de autorizatária, realizar e custear desapropriações, obras e operação. A outorga concedida à SulTrens terá validade de 99 anos.
Antes de apresentar o projeto, o grupo analisou, desde 2022, três possíveis linhas ferroviárias. A princípio, a prioridade será o trem entre Porto Alegre e Gramado. Porém, os outros projetos ainda não estão descartados.
Para acompanhar o andamento, a Secretaria de Logística e Transportes (Selt) formará um grupo de trabalho responsável por fiscalizar a execução, com base em relatórios trimestrais enviados pela concessionária. A próxima etapa inclui estudos técnicos e ambientais, licenciamento, elaboração dos projetos básico e executivo e definição dos cronogramas de obra.
Leia também: Trem intercidades. Há projetos em estudo na BA, PR, CE, MA, entre outros Estados; confira
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários