Triciclo elétrico com capacidade para 110 kg de carga está disponível em plano de assinatura

Triciclo exige CNH na categoria "A" e uso de capacete, como as motos. Fotos: Fever

27/02/2025 - Tempo de leitura: 2 minutos, 47 segundos

Muitas empresas de entregas estão buscando eletrificar suas frotas para reduzir custos e atender as diretrizes de sustentabilidade. De olho nesse mercado, a Fever Mobilidade apresentou para o mercado brasileiro o triciclo elétrico Rap FR110. Dotado de um baú de 500 litros, com capacidade para transportar até 110 kg de carga, o triciclo Rap FR 110 está disponível em um plano de assinatura por apenas R$1.890 mensais.

“O uso de frotas eletrificadas já é uma realidade no País, especialmente no e-commerce onde empresas discutem sobre soluções sustentáveis em última milha para otimizar as entregas aos consumidores finais”, afirmou Nelson Füchter Filho, CEO da Fever. De acordo com ele, o Fever Rap FR110 tem um baixo custo no plano de assinatura para atrair as empresas.

Leia também: Populares na Ásia, triciclos utilitários chegam ao Brasil

Com mais capacidade de carga, os triciclos elétricos surgem como uma alternativa às motos movidas a bateria. Afinal, o modelo exige Carteira Nacional de Habilitação na categoria “A” para ser conduzido.

Como é o triciclo elétrico Rap FR 110

Com cara de scooter, porém com três rodas – uma, dianteira, e duas, traseiras – o triciclo elétrico da Fever usa um chassi articulado. De acordo com a empresa, o sistema oferece mais estabilidade na condução. Embora tenha três rodas, exige CNH para motos e o uso de capacete.

Equipada com dois motores síncronos de ímã permanente que desenvolvem 6,4 kW de potência com torque de 80 Nm, o Rap FR 110 pode chegar a 70 km/h de velocidade. Assim como as scooters, tem câmbio automático e freio a disco, no caso, nas três rodas. Outros diferenciais do modelo são o painel digital e a câmera de ré para facilitar as manobras.

Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de lítio de 4,8 kWh que proporciona uma autonomia de até 100 km, segundo a Fever. Com conexão para carregamento Tipo 2 (padrão Brasil) e tomada 220V/20A, uma recarga completa leva cerca de três horas.

Entretanto, a grande vantagem do triciclo elétrico em comparação às motos está na sua capacidade de carga. Feito em material resistente, o baú de 500 litros conta com fechadura e pode levar até 110 kg de carga. Em comparação com motos utilitárias comuns, o FR110 pode levar 10 vezes mais carga do que uma moto. De acordo com a Fever, o triciclo pode gerar uma economia de 79% para as empresas, já que faz o trabalho de seis motociclistas.

Assinatura de triciclo elétrico

Para impulsionar as vendas, a Fever criou um plano para os clientes com condição especial de assinatura por apenas R$1.890/mês, com tudo incluso. Ou seja, o plano torna a gestão da frota bem mais fácil e previsível, uma vez que inclui todas as despesas relativas ao uso do veículo. Gastos com IPVA, emplacamento, seguro, manutenção preventiva, revisões, telemetria, assistência 24 horas, já estão incluídas nas parcelas mensais.

A Fever também disponibiliza o triciclo para test drive nas concessionárias. “Ao adquirir o FR110, a companhia levará um veículo capaz de realizar a rotina de entregas e coletas com máxima produtividade e economia, sendo ideal para quem necessita usá-lo diariamente”, conclui Füchter.