Pessoas com deficiência e cão-guia poderão de autoidentificar no aplicativo da Uber
Hoje (3), no Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, a Uber anunciou que lançará nos próximos dias uma nova ferramenta que permite a autoidentificação para passageiros que possuem cão-guia. O objetivo é poder preparar a conexão entre motoristas e passageiros com mais segurança e transparência para o transporte do animal, trazendo mais independência para pessoas com deficiência.
Antigamente, para avisar a presença de um cão-guia, as pessoas enviavam mensagens para o motorista a fim de não ter a viagem negada quando ele chegasse na origem da solicitação. Agora será possível que a pessoa se identifique com o cão-guia e avise à Uber e ao motorista da presença do animal de apoio.
Leia mais: Linhas de ônibus do Natal iluminado atraem cerca de 4 mil passageiros no primeiro fim de semana
Para configuração da ferramenta, o usuário deverá ir nas configurações do aplicativo na aba de acessibilidade , preencher o formulário de elegibilidade e indicar que irá viajar com o cão-guia. Em seguida, poderá escolher a opção se deseja informar ou não aos motoristas sobre viajar com o animal de apoio.
O motorista que não aceitar o transporte do cão-guia poderá ser desativado por conta da Lei Federal nº 11.126 de 2005 que informa sobre a obrigatoriedade de transportar o animal caso seja necessário. Caso o motorista recusar uma viagem de um usuário autoidentificado, a Uber o avisará sobre a obrigatoriedade legal da solicitação.
A plataforma oferece também suporte específico em questões relacionadas à acessibilidade, facilitando a identificação e o reporte de incidentes.
Além dessa nova ferramenta, o aplicativo da Uber conta com integração total com leitores de tela compatíveis como o TalkBack (Android) e VoiceOver (iOS), permitindo que pessoas com deficiência visual possam navegar pelo app com segurança.
Fora tudo isso, usuários que possuam alguma deficiência podem solicitar reembolso e possuir isenção na taxa de espera, por muitas das vezes, necssitarem de mais tempo para embarcar.