Elétricos são o futuro para logística dentro da cidade, diz startup

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Veículos elétricos são o futuro para logística de última milha, diz diretor de startup gaúcha

Por: Redação Estadão Mobilidade . Há 1 dia atras

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Veículos elétricos são o futuro para logística de última milha, diz diretor de startup gaúcha

Claude Domingues Padilha, diretor comercial da Arrow Mobility, apresentou o Move Talk do Summit Mobilidade

3 minutos, 56 segundos de leitura

29/05/2025

Veículos elétricos são o futuro para logística de última milha, diz diretor de startup gaúcha
Veículos elétricos são o futuro para logística de última milha, diz diretor de startup gaúcha. Foto: Helcio Nagamine/Estadão

O mercado de veículos elétricos no Brasil enfrenta desafios, mas também demonstra um crescimento significativo, argumenta Claude Domingues Padilha, da startup Arrow Mobility. Padilha apresentou o painel Move Talk no Summit Mobilidade, realizado nesta quarta-feira, 28, em São Paulo, onde discutiu o cenário do mercado de veículos elétricos no País e no mundo, apresentando a experiência da startup localizada na Serra Gaúcha em soluções elétricas para entrega na última milha.

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Uma pesquisa apresentada pelo palestrante revelou que 38% dos proprietários brasileiros de veículos elétricos considerariam voltar aos modelos a combustão, uma taxa superior à média mundial de 30%. Nesse sentido, as principais preocupações desses consumidores, segundo Padilha, são a disponibilidade de carregamento, a autonomia das baterias e o custo total de propriedade.

Apesar dessas inseguranças, o mercado demonstra forte expansão. O Brasil registrou um crescimento de 219% na adoção de veículos elétricos em 2023, liderando a América Latina. Embora a participação ainda seja pequena (2,5% do mercado total), o desembarque recente de 7.200 veículos elétricos em Itajaí sinaliza uma tendência de crescimento.

Mercado de veículos elétricos e infraestrutura cresce

Um destaque que potencializa o crescimento desse mercado é a evolução da tecnologia das baterias. A bateria de lítio-ferro-fosfato, mais segura e durável que a tecnologia níquel-manganês-cobalto, está se tornando predominante. A Arrow Mobility utiliza essa tecnologia, que garante, dessa forma, cerca de 5.000 ciclos de carregamento, equivalentes a 1 milhão de quilômetros de uso, com uma redução de eficiência de apenas 20% ao longo desse período. Assim, a empresa também ressalta a crescente indústria de reciclagem de baterias, impulsionada pelo aumento da demanda e investimentos em tecnologia.

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O custo dos veículos elétricos também é um fator relevante. Embora o custo das baterias tenha diminuído significativamente nos últimos anos, representando atualmente cerca de 40% do custo total do veículo, ainda há espaço para maior competitividade. A expansão da rede de carregamento também é crucial, com o Brasil passando de 350 eletropostos há quatro anos para 15.000 em fevereiro de 2025.

Arrow One, a solução de veículo elétrico da startup gaúcha

É nesse cenário que a Arrow Mobility introduziu sua solução para a logística urbana. O Arrow One é um veículo de carga que oferece maior capacidade em volume e peso que os modelos tradicionais, além de um design inovador que otimiza a entrega de mercadorias. A empresa destaca a rentabilidade do veículo, que, segundo seus cálculos, supera em muito os modelos a combustão, considerando a economia de combustível e o aumento da eficiência na entrega.

De acordo com dados apresentados, o e-commerce cresceu de 100 bilhões em vendas em 2020 para 204 bilhões em 2023, crescendo a taxas de 10% ao ano. Sua representatividade nas vendas do varejo passou de 4% para 10% neste ano, com potencial para crescimento futuro. Esta ascensão altera o padrão de aquisição e entrega de mercadorias, levando a problemas como extravios, roubos, danos e ineficiência na separação de cargas. Por isso, o Arrow one espera atender essa demanda crescente pela logística de última milha.

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O veículo é 100% elétrico, sem compartimento de motor, priorizando, dessa forma, a área de carga e sem aquecimento. Ele conta com um design inovador, segundo Padilha, e capacidade de carga de duas toneladas. Além disso, autonomia real da van é de 200 km em condições urbanas, testados em ruas de São Paulo. A van ganhou um prêmio de design na Alemanha em 2024, superando concorrentes de vários locais do mundo.

‘Cliente sempre tem razão’, diz Padilha em polêmica sobre veículos 100% elétricos

Padilha aproveito, além disso, a oportunidade para responder questionamentos, feitos em outro painel, sobre a solução dos veículos elétricos como resposta aos desafios climáticos, considerando a pegada de carbono das baterias metálicas e demais insumos involvidos. “O cliente sempre tem razão. Ao menos na maioria das vezes, ele tem razão. No caso dos veículos elétricos, o cliente tem tido razão em todo o mundo”, referindo-se ao aumento vertiginoso desse mercado no mundo. “Ele tem incorporado essa tecnologia de uma forma muito rápida”, conclui, nesse sentido.

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