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Vela em mau estado prejudica desempenho e consumo da moto

Por: Arthur Caldeira . 12/04/2023
Mobilidade para quê?

Vela em mau estado prejudica desempenho e consumo da moto

Muitas vezes esquecidas, as velas de ignição são fundamentais para o bom funcionamento do motor

4 minutos, 24 segundos de leitura

12/04/2023

Por: Arthur Caldeira

vela de moto
Grande maioria das motos vendidas no Brasil usam apenas uma vela de ignição, o que facilita a manutenção. Foto: Divulgação/Honda

Embora a eletrificação seja uma tendência, ainda existem milhões de motos e scooters movidos a motores de combustão interna pelas ruas, avenidas e estradas de todo o Brasil. Eles recebem esse nome justamente por produzir energia por meio da queima da mistura de ar e combustível. Nessa queima, a vela de moto e os terminais supressores, conhecidos como “cachimbos”, têm papel fundamental para o bom funcionamento desses motores.

Afinal, eles são responsáveis por levar a centelha, ou faísca, que dará início à queima do combustível dentro dos cilindros das motocicletas. E também de todos os veículos que usam motores de combustão interna.

Quando esses itens apresentam desgaste ou algum problema, podem prejudicar o desempenho da moto e aumentar o consumo do combustível. “Se você pensar que o bom funcionamento do motor depende da queima total do combustível, uma vela em mau estado não proporcionará queima eficiente”, ensina o engenheiro Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK, uma das maiores fabricantes de velas e terminais.

Segundo Mori, uma vela desgastada pode até mesmo fazer com que a moto ou scooter polua mais. “Como a queima não é total, parte do combustível sai pelo escapamento e se acumula no catalisador, reduzindo a vida útil do componente”, explica o engenheiro.

Vela de moto tem fácil manutenção

Como a grande maioria das motocicletas vendidas no Brasil tem motor de um cilindro, em geral, usam apenas uma vela e um terminal supressor. Isso faz com que seja rápido e fácil inspecionar e trocar a vela, em caso de necessidade.

“Infelizmente, no Brasil, não existe nenhuma cultura de fazer manutenção preventiva, que é bem mais barata e eficaz do que a corretiva”, alerta Mori. Muitos motociclistas só percebem que precisam trocar o cachimbo e a vela quando param de funcionar de vez.       

Contudo, esses componentes dão sinais de que precisam de cuidados. Dificuldade na partida e marcha lenta instável indicam a existência de problemas na vela de ignição da moto. “Falhas na aceleração ou aumento repentino no consumo também indicam problemas na vela”, completa o especialista da NGK.

Quando substituir a vela

Caso sua motocicleta apresente algum desses problemas, o melhor a fazer é procurar um mecânico de confiança. Apenas com a inspeção visual, é possível analisar se uma vela não está funcionando corretamente. Durante a manutenção, o profissional, inclusive, tem a oportunidade de examinar a vela antiga e identificar outros problemas no motor (veja abaixo).

aparência da vela
Aparência da vela pode dedurar problemas no motor. Foto: Divulgação/NGK

Além de ficar atento aos sinais de desgaste na vela, o especialista afirma que basta consultar o manual do proprietário para saber quando o item deve ser trocado. “Em geral, uma vela dura entre 10 mil e 12 mil quilômetros”, diz o engenheiro da NGK.

A durabilidade é menor do que nos automóveis, pois os motores de motocicletas alcançam rotações mais altas. Com isso, as velas são muito mais exigidas e duram menos, afirma Mori.       

Na hora de trocar o componente, utilize a vela recomendada pelo fabricante da motocicleta. “Assim, você garante melhor funcionamento e maior vida útil do motor da sua moto”, finaliza.

Cachimbo molhado, moto parada

Os terminais supressores, ou cachimbos, levam a corrente elétrica para que a vela possa soltar a faísca dentro do motor. Revestidos de borracha, os cachimbos também isolam o sistema de ignição. Com o passar do tempo, ao ficarem expostos ao sol e à chuva, podem ressecar e rachar, o que prejudica sua função.

Daí, num “belo” dia de chuva, sua moto simplesmente para do nada. Pode ser que o cachimbo esteja rachado e, com a umidade, a corrente escapa.       

Os defeitos dos terminais podem ser identificados facilmente, como rachaduras, mau encaixe e ressecamento. Se eles estiverem com essas condições precárias, chegou a hora de trocá-los. A substituição, segundo Mori, deve ser feita a cada dois anos, geralmente, ou se houver sinais de ressecamento ou rachaduras.

Vela também “dedura” falhas

Durante a inspeção das velas, também é possível identificar problemas na moto apenas examinando o componente. “A vela é a forma mais fácil de fazer um diagnóstico do motor”, afirma Hiromori Mori, consultor da NGK.

De acordo com o especialista, pode-se perceber a presença de mistura rica, ou seja, excesso de combustível, uso de combustível de má qualidade ou infiltração de água na câmara de combustão proveniente do sistema de arrefecimento.

Aprenda a interpretar os sinais que a vela dá:

  1. Aparência da ponta da vela: a coloração escura sugere uma mistura rica, ou seja, excesso de combustível ou queima de óleo lubrificante; se a ponta estiver avermelhada, pode revelar uso de combustível adulterado
  2. Excesso de folga entre os eletrodos: indica desgaste das velas ou tentativa de ajuste da folga. As velas são produzidas nas folgas específicas; portanto, não é necessário o seu ajuste
  3. Arredondamento dos eletrodos da vela: aponta desgaste dos eletrodos da vela que dificulta o centelhamento, provocando falhas e danos a outros componentes do sistema

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