VLT de Salvador: confira como está a evolução do projeto
São 36,4 km de malha ferroviária e 34 paradas que prometem avançar a mobilidade na região metropolitana em Salvador

O VLT de Salvador deve iniciar os primeiros testes no início de 2026. Conforme a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) avança em três trechos simultâneos. Desta forma, o VLT de Salvador deve ser entregue em 2028. O sistema terá 36,4 quilômetros de exensão e 34 paradas, que percorrem a região metropolitana da capital baiana.
Leia também: 10 cidades no Brasil que possuem VLT, conheça detalhes sobre o modal
De acordo com a CTB, o orçamento total do projeto é de R$ 5 bilhões.
Evolução das obras do VLT
Com a ordem de serviços assinada em junho de 2024, as obras do VLT de Salvador ainda não completaram um ano. Entretanto, o CTB já iniciou as intervenções em cerca de 17,9 km dos trechos I e II, que devem ser entregues em 2028. Já o trecho I deve ficar pronto em 2027.
O primeiro pedaço do VLT, que liga a Ilha de São João à Calçada, já avançou nas obras com a concretagem dos trilhos. Além disso, seguem em andamento serviços de terraplenagem, drenagem, recomposição de contenção ao longo da via e testes dos equipamentos elétricos.
Ademais, no Trecho II, entre Paripe e Águas Claras, as obras estão concentrados entre a rótula de acesso ao Hospital do Subúrbio e o Terminal de Integração de Águas Claras, com a duplicação da estrada do Derba e a fundação para o viaduto de Águas Claras.
Além da construção da via férrea, o projeto inclui intervenções estruturais. Por exemplo, a duplicação de 7,5 km da rodovia estadual BA-528 (Estrada do DERBA), a implantação de uma via alimentadora de 7,1 km no Parque São Bartolomeu e a requalificação do prédio da antiga Fábrica São Braz, que será transformado em um centro de atividades culturais e comerciais para integração da comunidade local.
“Em menos de 8 meses, nós conseguimos realizar os primeiros assentamentos de trilhos numa linha de estacionamento. Estamos muito satisfeitos com o ritmo da obra, que não tem precedentes no Brasil em termos de evolução em obra metroviária”, declarou o diretor de obras da CTB, Eracy Lafuente.
Tarifa do VLT de Salvador
Quando pronto, o VLT de Salvador terá capacidade de transportar cerca de 100 mil passageiros por dia. Esse sistema promete avançar a mobilidade na periferia e região metropolitana de Salvador. Conforme o CTB, o valor da tarifa do VLT será compatível com o sistema metroviário de Salvador. “Como parte da integração metrô-VLT, o novo modal será uma terceira via de trilhos, garantindo maior conectividade e ampliando as opções de deslocamento para a população”, diz a nota enviada pela companhia.
Leia também: VLT de Salvador terá vagões especiais para pescadores e ambulantes
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários