VLT de São Vicente (SP): obras têm previsão de conclusão para março de 2026
Primeira fase da expansão do VLT da Baixada Santista até São Vicente avança com reforma da ponte centenária A Tribuna

O terceiro trecho do VLT de São Vicente é uma promessa muito aguardada pelos vicentinos, moradores da cidade no litoral paulista. O objetivo é estender mais 7,5 km, conectando o Terminal Barreiros ao futuro Terminal Samaritá, ambos na mesma região.
Para que esse modal chegue à área continental, a centenária ponte A Tribuna, com 650 metros de extensão, ponto inicial do terceiro trecho, está em reforma desde janeiro do ano passado.
Com o andamento das obras, a Prefeitura de São Vicente e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) reforçaram a previsão de entrega da estrutura para março de 2026, o que beneficiará 150 mil moradores de 10 bairros da região.
Saiba agora quais são os próximos passos deste importante meio de transporte público na Baixada Santista.
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Ponte A Tribuna está em reformas desde 2024
Os trabalhos de reforma da ponte começaram em janeiro de 2024. A meta dos dois órgãos públicos agora é a recuperação das estacas da ponte, com a conclusão da desmontagem e remoção das estruturas metálicas antigas.
Também haverá a recuperação das estruturas de concreto armado da ponte ferroviária. Inclusive, neste mês, começará a instalação das novas estacas para sustentar a estrutura rodoviária, com novas passarelas para ciclistas e pedestres.
Enquanto as obras ocorrem, está prevista a abertura do edital para a construção das 4 estações, no final do primeiro semestre deste ano. Dessa forma, a conexão e a integração com os ônibus municipais será importante para os vicentinos que se deslocam para Santos diariamente.
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Prefeitura e EMTU vistoriaram as obras
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos), e o diretor-presidente da EMTU, Edilson José da Costa, vistoriaram os trabalhos de recuperação dessa ponte, que possui 111 anos. Além disso, discutiram como será a integração do modal com os ônibus municipais.

“Ao acompanhar de perto essas obras, que são fundamentais para a mobilidade de toda a região metropolitana de Santos, reforçamos o cumprimento dos prazos por parte da construtora”, enfatiza o diretor-presidente da EMTU.
O prefeito Kayo Amado disse que a continuidade das obras de todo o trecho só foi possível devido ao investimento de R$ 562 milhões vindo do governo do Estado de São Paulo.
Saiba mais sobre o VLT de São Vicente
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) traz uma proposta diferente de modal de transporte: são veículos semelhantes aos antigos bondes, que trafegam ao nível da rua. Esse modelo de transporte existe em várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Recife e, no caso, na Baixada Santista.
O VLT de Santos, copnhecido como Complexo Geraldo Volpe, começou a funcionar em abril de 2015. O primeiro trecho do modal conta com 11,1 km de extensão, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Terminal Porto, em Santos. Ao todo, 15 estações recebem esse meio de transporte.
Um ano depois, em junho de 2016, foi inaugurado o Centro de Controle Operacional (CCO). O segundo trecho, que atualmente passa por testes, sairá da estação Conselheiro Nébias, em Santos, e irá até o terminal Valongo, ampliando a cobertura do modal em mais 8 km.
O último trecho, agora com 7,5 km de extensão, será concluído com a reforma da ponte A Tribuna, que trará mais 4 estações (Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá) e uma nova ciclovia.
Assim, somadas todas as linhas do VLT da Baixada Santista, o total de extensão será de 26,6 km
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