Alguma vez você já se perguntou como alguém tira “carteira de motorista” para dirigir um trem ou um metrô? Na verdade, existem cursos para condutor e empresas da área são responsáveis por ministrar aulas que incluem lições de física, mecânica e, é claro, simuladores de direção.
Saiba mais: Governo de São Paulo anuncia novos projetos de Trem Intercidades
Se interessou? Sendo assim, confira a seguir algumas opções de cursos para condutor e saiba mais sobre o processo necessário para trabalhar dirigindo um trem ou metrô.
O SENAI, em parceira com a CPTM, oferece anualmente o Curso de Maquinista de Trens Metropolitanos. O projeto do curso foi de responsabilidade da equipe Técnica Pedagógica do Senai-SP, em conjunto com supervisores da área de Tração da CPTM. Cada turma recebe 32 alunos e o processo seletivo fica a cargo do SENAI no início de cada ano.
As disciplinas somam 800 horas de aula. Ao longo do ano os alunos estudam: Sistemas Operacionais de Trens e Locomotivas, Vias Ferroviárias, Comunicação Oral e Escrita, Mecânica Aplicada, Sistemas de Sinalização Ferroviária, Eletricidade Básica, Habilitação de Trens e Locomotivas e Condução de Trens e Locomotivas.
No primeiro semestre os estudantes assistem aulas em ambientes escolares e fazem visitas técnicas. Por exemplo ao centro de controle operacional (CCO) da CPTM. Por fim, no segundo semestre, os alunos partem para atividades práticas e treinam no simulador de operação de trens.
De acordo com a CPTM, os testes no simular incluem “tanto a condução em condições normais quanto em situações de avaria, sinalização e outros desafios”. A empresa que administra os trens de São Paulo ainda colabora com o curso permitindo “acesso as oficinas, laboratórios e ao centro de controle”.
Até hoje 57 alunos já se formaram neste curso e não houve reprovação. A CPTM esclarece que, por ser uma empresa estadual, não pode efetivar os egressos. No entanto, “muitos ex-alunos foram contratados por operadoras da iniciativa privada. O processo seletivo é realizado pelo SENAI-SP, considerando o desempenho escolar comprovado por meio do histórico escolar”.
As linhas concedidas de São Paulo também fornecem cursos para condutor. A ViaMobilidade e a ViaQuatro administram as linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda, 5-Lilás e 4-Amarela. Segundo as empresas, “as novas vagas [para os treinamentos] são abertas de acordo com a necessidade de cada operação”, ao todo, 10 turmas já concluíram as aulas.
O curso dura quatro meses e possui 700 horas-aula. Dentre as disciplinas estão: Sistema Ferroviário, Sistemas de Energia, Rede Aérea, Sinalização, Via Permanente e Eletricidade Básica, além de estudos dos trens que operam nestas vias e aulas práticas.
Um dos diferenciais está no fato de o programa focar especificamente nos trilhos administrados pela ViaMobilidade e ViaQuatro. Os alunos “estudam detalhadamente as vias das linhas, além de aprender sobre cada sinalização, entrada e saída dos pátios. Eles acompanham a operação e, apenas no último mês, assumem a condução diária dos trens acompanhados de supervisores, inclusive durante a noite”, afirmam as companhias em nota.
Durante os estudos, os alunos contam com “aulas teóricas e práticas, incluindo manobras no pátio e operação nas vias. As atividades ocorrem em períodos matutino, vespertino e noturno, preparando os futuros condutores para operar em qualquer horário”.
Para receber aprovação, é necessário obter nota máxima em uma ou mais disciplinas. Os profissionais admitidos são contratados pela ViaMobilidade ou pela ViaQuatro.
Por fim, as duas empresas também esclarecem que mantêm parceria com o Senai, recebendo os alunos formados no curso de maquinista. “Quando entram na empresa, os alunos também passam por uma formação complementar com os Supervisores de Tráfego da ViaMobilidade”, afirma a empresa.
Se interessou? Então mantenha-se atento ao site Oportunidades da ViaMobilidade.