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Primeiro BRT de São Paulo, obras começam na Zona Leste

Por: Fellipe Gualberto . Há 11 dias
Meios de Transporte

Primeiro BRT de São Paulo, obras começam na Zona Leste

Confira o trajeto e saiba qual é a expectativa de conclusão do ramal

2 minutos, 22 segundos de leitura

22/11/2024

Em uma projeção, a Prefeitura mostra como deve ficar a faixa exclusiva para ônibus e a faixa para motos após a conclusão. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo iniciou, no dia 19 de novembro, as obras do Trecho 1 do BRT Radial Leste, o primeiro da capital paulista. A sigla BRT é a abreviação de bus rapid transit, um modal em que os ônibus circulam em corredores exclusivos, o que garante mais rapidez e eficiência às linhas.

O corredor de ônibus fará o percurso entre o Parque Dom Pedro II, no centro da cidade, e a Estação Penha da Linha 3-Vermelha do Metrô, na Zona Leste. De acordo com a prefeitura, o BRT deve atender cerca de 400 mil pessoas diariamente e diminuir o tempo do trajeto pela metade.

Por fim, vale lembrar que, em seu plano de governo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) se comprometeu a concluir “oito novos corredores de ônibus e BRTs, tal como o BRT Radial Leste, e iniciar obras em mais seis novos corredores de BRTs”. O BRT Aricanduva, outro projeto, está em fase de licitação.

Leia também: Duas novas linhas de conexão do BRT começam a funcionar no Rio de Janeiro

O primeiro BRT de São Paulo

O primeiro trecho do BRT Radial Leste terá 9,8 km de extensão. A faixa exclusiva para ônibus ficará à esquerda. Nas pistas em que o ônibus circularão, o pavimento será rígido, ao invés de asfalto. Esse material é mais indicado para o trânsito constante de veículos pesados.

De acordo com a Prefeitura, “o BRT Radial Leste I terá conexões diretas com estações do Metrô e da CPTM. Por meio de passarelas de pedestres, o novo corredor estará diretamente conectado às estações Belém (Linha 3-Vermelha), Tatuapé (Linha 11-Coral, 12-Turquesa e 3-Vermelha) e Carrão (Linha 3-Vermelha)”.

Ao longo do trajeto do BRT, os passageiros poderão embarcar em 12 pontos. Cada uma das paradas terá portas automáticas, ar-condicionado e telas com informações em tempo real sobre os ônibus. Por fim, os passageiros deverão fazer o pagamento antes de entrar no veículo, outra das alterações que garante agilidade ao modal.

Novas estruturas ao longo do trajeto

Durante todo o percurso do primeiro BRT de São Paulo, a Prefeitura planeja construir uma ciclovia. De acordo com o órgão público, a via para bicicletas contará com totens de segurança, que permitirão chamar a polícia por meio de um botão em situações de emergência. Os ciclistas também receberão uma ciclopassarela no Viaduto Pires do Rio.

Ao mesmo tempo, o percurso também ganhará uma faixa azul, uma via exclusiva para motociclistas, que permitirá o trajeto desses condutores com mais agilidade. Por fim, a Prefeitura ainda detalha investimentos em passarelas, que permitirão a conexão com o transporte sobre trilhos, e em semáforos inteligentes, que agilizarão ainda mais o percurso dos ônibus.

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