Como funciona a vacinação contra a poliomielite?

O esquema vacinal contra a poliomielite consiste na administração de três doses iniciais, que são distribuídas para os bebês aos 2, 4 e 6 meses de vida com a vacina injetável (VIP) e de vírus inativado. Depois, como reforço, são administradas duas doses adicionais de vacina oral. CLOVIS NETO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

09/08/2022 - Tempo de leitura: 1 minuto, 56 segundos
Com reportagem de Caio Possati, especial para O Estado de S. Paulo

O esquema vacinal contra a poliomielite consiste na administração de três doses iniciais, que são distribuídas para os bebês aos 2, 4 e 6 meses de vida com a vacina injetável (VIP) e de vírus inativado. Depois, como reforço, são administradas duas doses adicionais de vacina oral (VOP): uma quando a crianças está com 15 meses e outra entre 4 e 5 anos. Há também vacina injetável contra a poliomielite indicada para pessoas de até 19 anos ou para situações especiais, como indivíduos imunocomprometidos.

Os especialistas ouvidos pelo Estadão explicam:

  • A vacina contra a poliomielite tem alta capacidade de proteção, entre 95% a 97%
  • Quem não conseguiu completar o esquema vacinal, pode se imunizar a qualquer momento e não perde o que já foi administrado
  • Os que estão imunizados com todas as doses devem voltar a se imunizar quando precisarem sair do País rumo a uma região de circulação do poliovírus

O QUE É POLIOMIELITE (PÓLIO OU PARALISIA INFANTIL)
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que atinge principalmente crianças com menos de cinco anos e que vivem em alta vulnerabilidade social, em locais onde não há tratamento de água e esgoto adequado.
O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou por água ou alimentos contaminados, e também de forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.
O vírus ataca o intestino, mas pode chegar ao sistema nervoso e provocar paralisia irreversível — daí o nome paralisia infantil — em membros como as pernas, e também dos músculos respiratórios, levando o paciente à morte.
A poliomielite não tem cura. A prevenção é feita com a vacina.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO VAI ATÉ 9 DE SETEMBRO
A boa notícia é que o Brasil está em campanha nacional de vacinação contra a poliomielite até o dia 9 de setembro. O objetivo da mobilização é alcançar uma cobertura vacinal igual ou maior que 95% em crianças de 1 a 5 anos de idade, e proteger o público de até 15 anos com imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação (veja a lista das vacinas distribuídas). Saiba como funciona a vacinação.